Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58172

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Luciana Grassano de Gouvêa-
dc.contributor.authorBORGES, Dayana de Moura-
dc.date.accessioned2024-10-22T14:01:16Z-
dc.date.available2024-10-22T14:01:16Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationBORGES, Dayana de Moura. Impactos do teto de gastos sobre o orçamento do programa Bolsa Família: análise do período de 2004 a 2019. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58172-
dc.description.abstractA dissertação investigou os impactos das políticas de austeridade recentemente implantadas no país, em especial, com a promulgação do Teto de Gastos, em 2016, sobre o orçamento do Programa Bolsa Família (PBF), principal política pública de combate à fome no Brasil e considerado o maior programa de transferência de renda do mundo. A hipótese de pesquisa, investigada por meio do método hipotético- dedutivo e dos procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, cogitou que o contexto de consolidação fiscal existente no país desde 2015, agravado pela instituição do Teto de Gastos, implicou retrocesso nos direitos sociais constitucionalmente assegurados e, por conseguinte, na execução do PBF. Para tanto, foram analisados e desconstruídos os principais argumentos da retórica da austeridade, bem como se explicou o que foi o Teto de Gastos e por que ele representou um projeto deliberado de redução do tamanho do Estado brasileiro. Ademais, foram elencados os principais marcos históricos de combate à fome no Brasil, em especial, o PBF, desde sua origem, com a unificação das ações de transferência de renda que existiam de forma pulverizada no plano federal, passando- se por sua extinção, substituição pelo Auxílio Brasil (AB) e recriação em 2023. Foram esquadrinhados diversos estudos que demonstram a eficácia do PBF sobre a redução da pobreza e da desigualdade social, bem como sua importância como vetor de mobilidade social. Investigou-se o orçamento executado do PBF desde 2004 a 2019, constatando-se os efeitos negativos das políticas de austeridade implantadas a partir do choque recessivo de 2015 e aprofundados com a promulgação da EC n.o 95/2016. Discorreu-se sobre o aumento da insegurança alimentar no período e sobre a atuação do STF ante a defasagem do PBF e a proteção insuficiente no que tange ao combate à pobreza. Também foi analisada decisão em que a Corte Suprema reconheceu que, no início de 2020, a União conferiu aos moradores da região Nordeste tratamento discriminatório em relação à concessão de novos benefícios. Além disso, foram elencados os episódios em que o Teto de Gastos precisou ser flexibilizado para abrir o espaço orçamentário necessário ao financiamento dos programas de transferência de renda durante e após a pandemia. Foram estudadas as principais características do Regime Fiscal Sustentável (RFS), instituído pela Lei Complementar (LC) n.o 200/2023, que substituiu o Teto de Gastos, e suas diferenças e vantagens em relação ao regime estabelecido pela EC no 95/2016. Pontuaram-se os desafios enfrentados pelo novo arcabouço fiscal ante a necessidade de aumento da arrecadação para que as metas fiscais traçadas pelo governo sejam atingidas. Quanto ao PBF, demonstrou- se que, a partir de 2023, o valor do benefício passou a ser de, no mínimo, R$ 600,00 e que houve um salto no orçamento do programa e no número de famílias atendidas. Por fim, realizaram-se ponderações sobre eventuais efeitos negativos que o RFS pode vir a acarretar sobre o orçamento do PBF.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAusteridadept_BR
dc.subjectTeto de Gastospt_BR
dc.subjectBolsa Famíliapt_BR
dc.titleImpactos do teto de gastos sobre o orçamento do programa Bolsa Família : análise do período de 2004 a 2019pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9111380519075361pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4632105995750532pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThe dissertation investigated the impacts of austerity policies recently implemented in the country, in particular, with the enactment of the Spending Ceiling, in 2016, on the budget of the Bolsa Família Program (PBF), the main public policy to combat hunger in Brazil and considered the largest income transfer program in the world. The research hypothesis, investigated through the hypothetical-deductive method and technical procedures of bibliographic review and documentary research, considered that the context of fiscal consolidation existing in the country since 2015, aggravated by the institution of the Spending Ceiling, implied a setback in rights constitutionally guaranteed social benefits and, therefore, in the implementation of the PBF. To this end, the main arguments of the austerity rhetoric were analyzed and deconstructed, as well as what the Spending Ceiling was and why it represented a deliberate project to reduce the size of the Brazilian State. Furthermore, the main historical milestones in the fight against hunger in Brazil were listed, in particular, the PBF, since its origin, with the unification of income transfer actions that existed in a pulverized form at the federal level, going through its extinction, replacement by Auxílio Brasil (AB) and recreation in 2023. Several studies were examined that demonstrate the effectiveness of the PBF in reducing poverty and social inequality, as well as its importance as a vector of social mobility. The PBF's executed budget was investigated from 2004 to 2019, noting the negative effects of the austerity policies implemented after the recessive shock of 2015 and deepened with the promulgation of EC No. 95/2016. It discussed the increase in food insecurity during the period and the STF's actions in the face of the PBF's lag and insufficient protection in terms of combating poverty. A decision was also analyzed in which the Supreme Court recognized that, at the beginning of 2020, the Union gave residents of the Northeast region discriminatory treatment in relation to the granting of new benefits. Furthermore, the episodes in which the Spending Ceiling needed to be made more flexible were listed to open up the budgetary space necessary to finance income transfer programs during and after the pandemic. The main characteristics of the Sustainable Fiscal Regime (RFS), established by Complementary Law (LC) No. 200/2023, which replaced the Spending Ceiling, and its differences and advantages in relation to the regime established by EC No. 95/2016 were studied. . The challenges faced by the new fiscal framework were highlighted in view of the need to increase revenue so that the fiscal targets set by the government are achieved. As for the PBF, it was demonstrated that, from 2023, the value of the benefit became at least R$600.00 and that there was a jump in the program's budget, as well as in the number of families served. Finally, considerations were made on possible negative effects that the RFS could have on the PBF budget.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Dayana de Moura Borges.pdf3,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons