Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58167

Compartilhe esta página

Título: Explorando novos compostos de coordenação de β-dicetonas com cobre : preparação, caracterização e potenciais aplicações microbiológicas
Autor(es): MELO, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro Vera Cruz Feijó de
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana; Beta-dicetonas; Cobre
Data do documento: 3-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro Vera Cruz Feijó de. Explorando novos compostos de coordenação de β-dicetonas com cobre: preparação, caracterização e potenciais aplicações microbiológicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências de Materiais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: No presente trabalho será apresentada a síntese de dois novos compostos de β- dicetonas preparados pelo método de cristalização por evaporação do solvente. Os cristais de [Cu(BTA)py(NSC)] e [Cu(BTA)py(NSC)] foram obtidos a partir das misturas de CuSCN, piridina e 4,4,4-trifluoro-1-fenil-1,3-butanodiona (BTA) para o primeiro e 1,3- difenil-1,3-propanodiona (DBM) para o segundo. Os materiais foram analisados pelas técnicas de espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), difração de raio X de pó (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) acoplada com a análise de espectroscopia de energia dispersiva (EDS). A partirdo FTIR foi possível descrever as bandas características do SCN em 2092 cm-1 um pico intenso atribuído a vibração antissimétrica,756, 690 cm-1 picos estreitos e intensos de C-H da piridina e do BTA em 1321 e 1149 cm-1 são assinadas como estiramentos assimétricos e simétricos do CF3, para o primeiro cristal, em 2091 cm -1 da vibração antissimétrica do SCN,721 e 690 cm -1presença de C-H da piridina e 1604a 1564 cm -1 relacionadas aos grupos C=O do DBM, para o segundo, e os acoplamentos Cu-O em 432 cm -1para ambos. As análises de DRX de pó indicaram que houve a formação de dois compostos com estruturas cristalinas diferentes dos seus precursores, porém, será necessária uma difração de raio X de monocristal paraa elucidação da estrutura. Já o MEV acoplado com o EDS revelou que os cristais apresentaram uma estrutura rugosa e os elementos químicos presentes foram evidenciados no EDS. Foram realizadas análises de atividades antibacteriana com o teste de sensibilidade por disco-difusão segundo método Kirby-Bauer. Seis tipos de bactérias foram testados, sendo elas: Entereococcus faecalis, Bacillus substilis, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginos e Klebisiella pneumoniae. Os cristais de [Cu(BTA)py(NSC)] apresentaram atividade de inibição para todas as bactérias testadas, enquanto o [Cu(DBM)py(NSC)] apenas para as bactérias Entereococcus faecalis e Klebisiella pneumoniae. Os cristais foram dissolvidos em suspenção polimérica de poliestireno (PS). O sistema resultante foi processado sob a forma de nanofibras no método de eletrofiação. Análises por MEV das nanofibras revelou a existência de fibras finas com cristais crescidos in situ sobre elas durante o processamento das mesmas. Destaca-se que os resultados obtidos são pioneiros na área de preparo de nanofibras de β- dicetonatos de cobre.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58167
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcela Gomes de Miranda Brito Monteiro Vera Cruz Feijó de Melo.PDF4,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons