Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58147

Compartilhe esta página

Título: Modelo de apoio à decisão para priorização de notícias-crime de moeda falsa no âmbito do Projeto Prometheus da Polícia Federal
Autor(es): PEREIRA, Sandro Luiz do Valle
Palavras-chave: Investigação; FITradeoff; Prometheus; Moeda falsa; Polícia Federal
Data do documento: 28-Dez-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Sandro Luiz do Valle. Modelo de apoio à decisão para priorização de notícias-crime de moeda falsa no âmbito do Projeto Prometheus da Polícia Federal. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A Polícia Federal recebe um aporte elevado de notícias-crime (NC), o que denota um desafio gerencial tratá-las adequadamente. Até o ano de 2018 cada NC era convertida em um inquérito, porém a limitação de recursos era um estorvo para o alcance dos resultados esperados. Logo, foi instituído o projeto Prometheus para auxiliar a identificar e agregar investigações semelhantes, principalmente relativas a crimes de massa. Assim, evita-se a repetição de tarefas e concentra-se diversas notícias-crime em um número reduzido de operações especiais. O resultado tem sido positivo, uma vez que, a respeito de crimes de moeda falsa, observa-se uma redução no número de inquéritos instaurados e um aumento na média de operações policiais deflagradas. Contudo, a tomada de decisão no Prometheus acerca da priorização de notícias-crime carece de estruturação, além de que não se estipula o momento mais apropriado para instaurar investigações criminais. Diante disso, a presente pesquisa propõe um modelo de apoio a decisão multicritério para aprimorar o tratamento de notícias-crime relacionadas à moeda falsa no âmbito do projeto Prometheus na Polícia Federal. Inicialmente, busca-se elucidar o processo de inserção e agrupamento de novas notícias-crime à medida que novas são aportadas nas unidades policiais. Em seguida, aplica-se o método FITradeoff de ordenação para contribuir na definição das constantes de escala associadas aos critérios de avaliação. Por fim, são empregados modelos aditivos determinísticos, em três períodos de tempo, visando ordenar as notícias-crime na base de dados quanto à urgência de instaurar inquéritos policiais. O modelo decisório proposto se mostrou estruturado e eficaz, pois é capaz de apoiar o gestor do projeto nas decisões sobre a maneira de lidar com as NCs de moeda falsa que chegam às delegacias, bem como o melhor momento para instaurar investigações criminais de grande impacto analisando o banco de dados. O critério ‘Tempo de espera no banco de dados’ foi ressaltado, visto que representa a natureza dinâmica e evolutiva dos desafios enfrentados pela Polícia Federal no combate a este tipo de crime. Em síntese, visa-se contribuir para interromper os crimes de massa, responsabilizando os criminosos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58147
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sandro Luiz do Valle Pereira.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons