Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58144

Compartilhe esta página

Título: Análise multicritério para priorização de policiais em operações de acordo com níveis de risco na Polícia Federal do Brasil
Autor(es): GONÇALVES, Rodrigo Nahum
Palavras-chave: Análise de Risco; Priorização de Policiais; Decisão Multicritério; Polícia Federal
Data do documento: 12-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONÇALVES, Rodrigo Nahum. Análise multicritério para priorização de policiais em operações de acordo com níveis de risco na Polícia Federal do Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente dissertação aborda a atuação da Polícia Federal do Brasil (PF) em operações policiais, evidenciando a falta de critérios objetivos na seleção de policiais para participar dessas ações, o que pode comprometer a segurança e eficácia das operações. Em 2021, a PF realizou cerca de 10 mil operações, representando um aumento de 39% em relação ao ano anterior. A falta de critérios na escolha dos policiais, muitas vezes baseada apenas na disponibilidade, pode resultar em escalas desestruturadas e na alocação de profissionais não preparados para situações de alto risco. Neste contexto, este estudo propõe uma análise das operações policiais, primeiramente classificando- as em diferentes níveis de risco, através de um Diagrama de Decisão, onde são respondidas algumas perguntas específicas, chegando-se ao nível de criticidade da operação através destas respostas. Em sendo a operação de alta criticidade, é aplicada uma ferramenta de análise de risco – o FMEA (Análise de Efeitos e Modos de Falha) para esta operação, com o objetivo de se chegar nas características mais importantes dos policiais a serem escalados. Adicionalmente, destaca-se a ausência de critérios uniformes na alocação de policiais, conforme evidenciado no Plano Estratégico de 2022 e 2023 da PF. Além disso, foi feita uma pesquisa entre ocupantes de cargo de chefia, onde, através de respostas a um questionário, ficou demonstrada a importância de se ter policiais bem preparados para as operações de que participam. Assim, este trabalho visa desenvolver um modelo de decisão multicritério para a seleção de policiais com base em suas características e habilidades observadas após o FMEA, minimizando riscos e maximizando a eficácia das operações. No estudo, foi utilizado o método PROMETHEE II para ordenação das alternativas, com pesos estabelecidos via ROC, o que permite lidar com decisões complexas através de uma racionalidade não compensatória. A relevância da pesquisa reside na necessidade de minimizar riscos nas operações policiais, garantindo a efetividade e segurança dessas ações, tendo em vista a importância da qualificação dos policiais nestas operações. Aumentar a qualificação dos policiais pode contribuir para o sucesso das operações, especialmente em um contexto de crescente número de ações realizadas pela PF. Na conclusão do estudo, denota-se que o investimento na capacitação e seleção criteriosa dos policiais beneficia as instituições policiais e melhora o trabalho desenvolvido pela PF. Para isso, sugere-se que se promova uma integração mais robusta entre o FMEA e um método multicritério de apoio à decisão, como o PROMETHEE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58144
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rodrigo Nahum Goncalves.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons