Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58130

Comparte esta pagina

Título : Efeitos da suplementação aguda de nitrato de sódio sobre a potência e fadiga neuromuscular no exercício agachamento em indivíduos treinados
Autor : GOMES, Willemax dos Santos
Palabras clave : Nitrato; Suplementação; Potência; Fadiga Neuromuscular
Fecha de publicación : 26-ago-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : GOMES, Willemax dos Santos. Efeitos da suplementação aguda de nitrato de sódio sobre a potência e fadiga neuromuscular no exercício agachamento em indivíduos treinados. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos da suplementação aguda de nitrato de sódio (NaNO3-) na fadiga neuromuscular e desempenho da força, potência (POT) e velocidade propulsiva média (VPM) durante uma sessão de treinamento de força constituída por 3 séries de 12 repetições a 70% de 1RM utilizando o exercício agachamento na máxima velocidade intencional (MVI). Nove indivíduos do sexo masculino (Idade: 25 ± 3,23 anos; Massa Corporal: 81,9 ± 12,19 kg; 1RM: 124 ± 18,3 kg; Força Relativa: 1,5 ± 0,15 kg/massa corporal) foram recrutados. Para este estudo foi utilizado um delineamento crossover, randomizado e duplo cego. Os participantes foram suplementados com cápsulas de NaNO3-:(8,5mg/kg de NaNO3-) ou placebo (PLA): (8,5mg/kg de glicose) durante 3 dias consecutivos e a última ingestão foi realizada 2 horas antes dos ensaios experimentais. Cada ensaio experimental envolveu a avaliação do salto vertical contramovimento (SVCM), da POT, VPM e escala de OMNI-RES a 40, 70 e 90% 1RM, da eletromiografia (EMG) do reto femoral (RF) e vasto lateral (VL) e da utilização do twitch interpolation durante a contração voluntária máxima (CVM). %). Para comparar os efeitos da suplementação nas variáveis de interesse foram utilizadas Equações de Estimativas Generalizadas (EEG), seguidas de uma comparação de post hoc pareada com ajuste de Bonferroni. Não foram observados efeitos da suplementação de NaNO3- no SVCM, na POT, VPM, OMNI-RES e EMG do RF e VL (grupo x interação, p>0,05). Foram encontrados efeitos da ingestão de NaNO3- na taxa de desenvolvimento de força (TDF) a 50ms (grupo x interação = p <0,05) e no percentual da ativação voluntária (%AV) (efeito grupo = p <0,05). O presente estudo indicou que a suplementação aguda de NaNO3- não produziu efeitos significativos na POT, VPM, EMG do VL e RF, bem como na percepção de esforço das séries e sessão. No entanto, a ingestão de NaNO3- aumentou a TDF a 50ms e o %AV, indicando uma melhora na aplicação de força em um curto espaço de tempo e uma possível redução na fadiga central, respectivamente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58130
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Willemax dos Santos Gomes.pdf2,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons