Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58109
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ramon de | - |
dc.contributor.author | UCHOA, Antonio Marcos da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T12:34:33Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T12:34:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.citation | UCHOA, Antonio Marcos da Conceição. A experiência de implementação do ensino médio integrado no IFSERTÃOPE 2005 - 2021. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58109 | - |
dc.description.abstract | Esta tese de doutorado, intitulada "A Experiência de Implementação do Ensino Médio Integrado no IFSertãoPE 2005-2021", tem como objetivo geral analisar as perspectivas do Ensino Médio Integrado (EMI) que estruturaram-se no IFSertãoPE no período de 2005 a 2021. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: investigar qual perspectiva da relação trabalho e educação foi construída no processo de implementação do EMI na instituição a partir de determinantes como a dualidade estrutural, a legislação e as demandas do setor produtivo; identificar as perspectivas de formação humana que foram assumidas no interior dos documentos institucionais do IFSertãoPE que remetem ao EMI, e; analisar quais práticas dos docentes do EMI foram estruturadas no processo de implementação, bem como sua relação com os documentos institucionais. A metodologia adotada é qualitativa, com abordagem baseada no materialismo histórico-dialético (Kosik, 1969; Cury, 1983; Marx, Engels, 2007). Utilizamos a triangulação de técnicas através de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e revisão de literatura, baseando-nos em referências teóricas, metodológicas e epistemológicas do Ensino Médio Integrado, bem como sobre a implementação de políticas públicas. O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), especificamente o Campus Petrolina. Os sujeitos da pesquisa foram professores, gestores e membros da equipe técnico-pedagógica envolvidos na implementação do EMI durante o período estudado. Os resultados indicam que, ao longo do processo de implementação do EMI, houve uma dinâmica de mudança na perspectiva formativa inicial, predominantemente unilateral, em direção a uma perspectiva que tem a omnilateralidade como horizonte, embora de maneira contraditória e híbrida. Concluímos que as perspectivas de Ensino Médio Integrado que estruturaram-se no IFSertãoPE refletem parcialmente os momentos históricos e que criaram determinações, fundamentalmente, mas não exclusivamente, econômicas, que influenciaram tanto as concepções institucionais, as práticas pedagógicas docentes e também os documentos institucionais na direção da formação de um tipo humano subsumido à racionalidade do mercado, muito embora disputas internas no processo de implementação da forma integrada tenham gerado ao longo do tempo assimetrias nas correlações de força, o que tem possibilitado experiências pedagógicas que caminham, por vezes de forma ambígua e contraditória, na direção de uma formação humana integral. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Implementação do Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Formação Humana Integral | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas na Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | A experiência de implementação do ensino médio integrado no IFSERTÃOPE 2005 - 2021 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1895008165129489 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9016348910585182 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This doctoral thesis, entitled "The Experience of Implementing Integrated High School at IFSertãoPE 2005-2021," aims to analyze the perspectives of Integrated High School (IHS) at IFSertãoPE between 2005 and 2021. In order to achieve this aim, the following specific objectives were set: to investigate which perspective of the work and education relationship was constructed in the IHS (Integrated High School) implementation process at the institution, taking into account factors such as structural duality, legislation and the demands of the productive sector; to identify the perspectives of human formation that were assumed within the institutional documents of the IFSertãoPE referring to IHS; to analyze the practices of IHS teachers that were structured in the implementation process, as well as their relationship with the institutional documents. The study adopted a qualitative approach based on historical-dialectical materialism (Kosik, 1969; Cury, 1983; Marx, Engels, 2007). A triangulation of techniques was employed, comprising documentary research, semi-structured interviews and a literature review. These were based on theoretical, methodological and epistemological references on Integrated High School, as well as on the implementation of public policies. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, with a particular focus on the Petrolina Campus. The research participants were teachers, managers and members of the technical- pedagogical team who were involved in the implementation process of integrated education at the institution within the established time frame. The findings indicate that throughout the implementation of the integrated program, there was a shift in perspective from a predominantly unilateral training approach as set out in the initial documents and practices, towards an omnilateral approach, despite the contradictory and hybrid nature of it. It can be thus concluded that the perspectives of Integrated High School structured at IFSertãoPE reflect the historical moments that have created fundamental economic determinations influencing the development of institutional conceptions, teaching practices, and institutional documents in the direction of the formation of a human type subsumed to market rationality. Nevertheless, internal disputes in the process of implementing the integrated form have generated asymmetries in the correlations of power over time, which has facilitated pedagogical experiences that, at times, are ambiguous and contradictory in their pursuit of an integral human formation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Antonio Marcos da Conceição Uchoa.pdf | 9,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons