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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58099

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Título: Avaliação da Hipersensibilidade auditiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa
Autor(es): SANTANA, Ingleithy Josineide
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Hipersensibilidade auditiva; Audição
Data do documento: 7-Mar-2024
Citação: SANTANA, Ingleithy Josineide. Avaliação da Hipersensibilidade auditiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista podem apresentar prejuízos na comunicação, comportamento e interação social. Além disso, alguns apresentam alteração no processamento sensorial com respostas atípicas às informações dos sentidos, como, por exemplo, a hipersensibilidade aos sons. Objetivo: descrever os métodos de avaliação da hipersensibilidade auditiva utilizados em bebês, crianças e/ou adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, através da revisão integrativa. Síntese de Dados: O estudo foi realizado com a estratégia PVO, nos meses de junho e julho de 2023, com chave de busca: “Infant” OR "Child" OR "Adolescent” AND “Autism Spectrum Disorder” AND “Hyperacusis" OR “Hyperacuses” OR "Hearing” em 11 bases de dados. Resultados: Foram identificados 7.071 estudos, após leitura de títulos e resumo, foram selecionados 59, sendo 30 duplicatas dos quais 29 foram lidos na íntegra. Ao final, 10 artigos foram incluídos na revisão. A maioria dos estudos realizou exames audiológicos, e quatro associaram a questionário. Sendo o questionário Perfil Sensorial e o exame Emissões Otoacústicas mais frequente, seguido do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e Imitanciometria. Os sons que causam mais incômodo são: sons de forte intensidade de modo geral, como aspirador de pó e secador de cabelo. A reação emocional mais comum foi o choro e as reações físicas, tapar os ouvidos e fugir. Conclusão: Percebeu-se que a maioria dos estudos relatados nesta revisão demonstram que para a investigação da hipersensibilidade auditiva, podem ser utilizados tanto questionários como exames auditivos em crianças e adolescentes com TEA. tornando-se necessário a realização de mais estudos sobre a temática, uma vez que não foi encontrada uma forma padronizada para a avaliação da hipersensibilidade auditiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58099
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

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Avaliação da Hipersensibilidade auditiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista uma revisão integrativa.pdf
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