Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58095
Share on
Title: | Ludicidade na educação infantil: Visão dos autores, conceituação e desafios. |
Authors: | SILVA, Maria Natercia Rodrigues da |
Keywords: | Ludicidade; Educação infantil; CONEDU |
Issue Date: | 3-Oct-2024 |
Citation: | SILVA, Maria Natercia Rodrigues da. Ludicidade na educação infantil: Visão dos autores, conceituação e desafios. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que objetivou analisar as contribuições da ludicidade para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, a partir dos trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), nos anos de 2021, 2022 e 2023. Os objetivos específicos foram: mapear os principais autores utilizados nos trabalhos do CONEDU como referência para o estudo da ludicidade; identificar a importância de utilizar a ludicidade para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na EI; e investigar os desafios para se trabalhar com a ludicidade na educação infantil. Sabemos que a Educação Infantil (EI) marca o início da vida escolar de todo ser humano que frequenta a escola, e que, nesta fase, o brincar é indispensável para a criança. A pesquisa nos revela que é necessário continuar com estudos que destacam a importância da ludicidade para a educação, pois a criança aprende brincando, e por meio da brincadeira ela aprende de forma natural. Também compreendemos que escassez de recursos financeiros e déficits na formação profissional são grandes desafios para a prática da ludicidade em sala de aula |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58095 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Natercia Rodrigues da Silva.pdf | 276,94 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License