Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58080

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEITE, Jonas Jefferson de Souza-
dc.contributor.authorCARVALHO, Islaiane de Oliveira Leite-
dc.date.accessioned2024-10-18T17:23:16Z-
dc.date.available2024-10-18T17:23:16Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2024-10-14-
dc.identifier.citationCARVALHO, Islaiane de Oliveira Leite. Incentivo à leitura de textos literários por meio de uma sequência didática, a partir do livro “Os Miseráveis”, de Victor Hugo (tradução e adaptação Walcyr Carrasco).2024. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras- Português, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58080-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a obra "Os Miseráveis", de Victor Hugo (tradução e adaptação de “Os Miseráveis”, de Walcyr Carrasco), a fim de identificar elementos que promovam autonomia e despertem o interesse pela leitura, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades ligadas à educação literária no ensino fundamental anos finais. O foco é formar cidadãos capazes de questionar e interagir de forma crítica no convívio social, reconhecendo a importância da leitura como ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa baseia-se em uma abordagem de Sequência Didática, adaptada à realidade de cada aluno, visando tornar a leitura mais prazerosa e eficaz.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.titleIncentivo à leitura de textos literários por meio de uma sequência didática, a partir do livro “Os miseráveis”, de Victor Hugo (tradução e adaptação Walcyr Carrasco).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317491223320149pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to analyze work Victor Hugo "Les Misérables" (translation and adaptation by Walcyr Carrasco), in order to identify elements that promote autonomy and awaken interest in reading, while also contributing to the development of skills related to literary education in lower secondary education. The focus is on shaping citizens capable of questioning and critically interacting in social contexts, recognizing the importance of reading as an essential tool in the teaching and learning process. The research is based on a Didactic Sequence approach, adapted to each student's reality, with the aim of making reading a more enjoyable and effective experience.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Islaiane de Oliveira Leite Carvalho.pdf725,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons