Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58074

Compartilhe esta página

Título: Duodécimos como base de financiamento da justiça comum : impactos observados a partir das mudanças contábeis e da base de cálculo no Tribunal de Justiça de Pernambuco
Autor(es): MACIEL, Juliane de Oliveira
Palavras-chave: Duodécimos; Repasses; Despesas orçamentárias; Tribunal de Justiça; Nível de cobertura
Data do documento: 26-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MACIEL, Juliane de Oliveira. Duodécimos como base de financiamento da justiça comum: impactos observados a partir das mudanças contábeis e da base de cálculo no Tribunal de Justiça de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os duodécimos são repasses constitucionais realizados pelo Poder Executivo e destinados a cobrir as dotações orçamentárias dos demais Poderes autônomos e independentes. Como nem sempre as despesas desses órgãos recebedores de repasses são cobertas, a presente pesquisa visa identificar quais outros fatores podem influenciar na transferência desses recursos para o Tribunal de Justiça de Pernambuco, integrante do Poder Judiciário e beneficiário dos duodécimos. Os dados são oriundos do sítio eletrônico do próprio tribunal, tendo como período de apuração de 2001 a 2022. Foram formulados um modelo ANCOVA aditivo e outro multiplicativo compostos de uma covariável de despesa orçamentária e duas variáveis dummies. Os resultados mostraram que houve a contribuição conjunta da mudança na contabilização das receitas próprias e da metodologia de cálculo dos repasses, ocasionando uma tendência de equilíbrio orçamentário de 2017 em diante. Tanto a arrecadação própria do Tribunal quanto a atual base de cálculo dos duodécimos impactaram nos repasses duodecimais, evidenciando determinantes da realidade prática em contraponto ao que a Carta Magna teoricamente estabelece. Esse relato inova ao utilizar modelos econométricos para explicar os duodécimos da Justiça Estadual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58074
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliane de Oliveira Maciel.pdf632,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons