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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58057

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Título: Secretariado Executivo na realidade e na ficção: desmistificando estereótipos
Autor(es): SILVA, Andreza Zeneide Romana da
Palavras-chave: Secretariado Executivo; Estereótipo; Cinema; Desmistificação
Data do documento: 18-Abr-2023
Citação: SILVA, Andreza Zeneide Romana. Secretariado Executivo na realidade e na ficção: desmistificando estereótipos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Secretariado Executivo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Apesar do perfil multidisciplinar que evoluiu indiscutivelmente ao longo dos anos, o Secretariado Executivo ainda sofre com os estereótipos que cercam a profissão. Parte desses estereótipos seguem sendo disseminados pela ficção, em especial pelo cinema, que alimenta uma ideia errônea desses profissionais, causando danos a sua imagem no mercado de trabalho. Considerando essa aparente dicotomia entre o perfil descrito na literatura científica e o veiculado nas mídias, esse trabalho teve por objetivo geral buscar alternativas que permitissem desmistificar os estereótipos acerca do secretário executivo, com foco nos que seguem sendo difundidos pela ficção através do cinema. Os objetivos específicos foram identificar e analisar esses estereótipos e relacioná-los com os conceitos da literatura e, após essa análise, debater sobre alternativas para ampliar o debate que permita sua desmistificação. Esse trabalho foi realizado através de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa utilizando como método a pesquisa bibliográfica, de internet, de campo e audiovisual. Através da análise de dados os seguintes estereótipos foram identificados e analisados: aparência, gênero, idade, atividades, desvalorização e subserviência. Entendeu-se a partir desse trabalho a necessidade de adotar medidas que ampliem o conhecimento e a valorização da profissão, o que pode ser alcançado através de ações de educação e conscientização da sociedade, além do aumento da fiscalização da veiculação da imagem inadequada dos secretários pela mídia. Essas ações podem ajudar a promover uma imagem positiva do Secretariado Executivo, reduzindo as consequências do estereótipos difundidos até agora, possibilitando a valorização profissional e reconhecimento no mercado de trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58057
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

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