Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5803
Title: ANÁLISE ERGONÔMICA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO DE USO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM RESTAURANTES DA CIDADE DO RECIFE-PE
Authors: ARAÚJO, Edes da Rocha
Keywords: ANÁLISE ERGONÔMICA; RESTAURANTES
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: da Rocha Araújo, Edes; Bezerra Martins, Laura. ANÁLISE ERGONÔMICA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO DE USO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM RESTAURANTES DA CIDADE DO RECIFE-PE. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, recife, 2003.
Abstract: Através dos anos tem-se presenciado cada vez mais inúmeras mudanças e aprimoramento no que diz respeito à construção civil e a arquitetura de um modo geral, bem como aos seus processos e técnicas. Porém, apesar de tais avanços romperem até mesmo barreiras culturais, não parece estar rompendo barreiras de sensibilização com relação ao conforto do homem. Apesar de um conjunto de leis existir para reger e recomendar corretamente tais aspectos, o que se tem visto é uma prática contraria a tais. Esta dissertação trata desse assunto em um âmbito maior através do ponto de vista da arquitetura e da ergonomia, fazendo dessa maneira uma união entre essas duas áreas através de ferramentas bastante usuais na prática técnico-científica de ambas. Como estudo de campo será apresentado o ambiente social referente a restaurantes, fazendo-se uso de três estudos de casos referentes a três restaurantes situados na cidade do Recife-PE. Cada um desses possui algumas particularidades, porém, para que a comparação não ficasse destoante, estes se assemelham especialmente nos aspectos arquitetônicos. Desta maneira objetivou-se estudar o comportamento, a satisfação e a segurança dos usuários destes ambientes, a partir de uma proposta de avaliação ergonômica neste tipo de espaço. Sendo assim, pretende-se apresentar ao leitor uma análise de um tipo de ambiente construído (restaurantes), abordando conhecimentos referentes a áreas de percepção e cognição humana no espaço construído, e ainda, aspectos metodológicos desta a partir de um forte embasamento teórico, onde, além dos aspectos ergonômicos, são tratados aspectos cognitivos, normativos e regulamentares, ambientais, de acessibilidade, entre outros. A dissertação aborda ainda questões como a de apropriação espacial, junto aos restaurantes analisados, obtendo a opinião dos usuários acima de tudo, e analisa tais ambientes de forma a explicar como alguns fatores ambientais podem interferir na vida do indivíduo usuário do espaço. Para isso, foram utilizados ainda métodos para análise do ambiente construído, com fundamento em Santos e Fialho (1997) e Moraes & Mont alvão 2000). Conclui-se esta etapa com uma análise ergonômica do ambiente construído e uma descrição da aplicação dos instrumentos de análise abordados. Conclui-se o estudo com a apresentação dos resultados obtidos através do confronto direto com as predições e hipóteses geradas, e através da discussão dos resultados mais significativos, onde são demonstrados pontos positivos e negativos encontrados durante o desenvolvimento do estudo assim como as recomendações pertinentes, fornecendo subsídios a possíveis desdobramentos para pesquisas futuras ligadas a área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5803
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7362_1.pdf5.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.