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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58012

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELIAN, Rosalie Barreto-
dc.contributor.authorSOUZA, Gabrielly Laís de Andrade-
dc.date.accessioned2024-10-14T13:02:54Z-
dc.date.available2024-10-14T13:02:54Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabrielly Laís de Andrade. Rastreamento da Doença Renal Crônica em Crianças e Adolescentes com Diabetes Mellitus: desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educativa para educação permanente na atenção primária. 2024. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58012-
dc.description.abstractA adolescência traz ao indivíduo mudanças físicas e psicossociais que influenciam no seu desenvolvimento. Quando não há condições favoráveis para um amadurecimento saudável, podem surgir patologias, de caráter crônico. Dentre as condições crônicas, a diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é a de maior incidência na infância. A DM tipo 2 é uma realidade entre crianças e adolescentes, tendo como principal fator a obesidade. Pessoas que convivem com DM estão vulneráveis ao desenvolvimento de Doença Renal Crônica (DRC) em algum momento da vida. Caracterizada pela perda gradativa da função renal, a DRC infantojuvenil difere da de adultos, pois envolve questões fisiopatológicas complexas. A ação de rastreio de pacientes com DRC deve acontecer nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Entretanto, fragilidades são apresentadas pelos profissionais, como o desconhecimento dos critérios para diagnóstico precoce, a ausência de manejo clínico nefrológico nos estágios iniciais e a falta de capacitações acerca da temática. Nesse contexto, o trabalho buscou responder: a implementação de uma intervenção educativa para profissionais da atenção primária, via tecnologia digital, contribui para aprimorar o conhecimento sobre o rastreamento da DRC em crianças e adolescentes com DM? O objetivo era avaliar as contribuições de uma intervenção de educação permanente via tecnologia educativa como proposta para aprimorar o conhecimento sobre o rastreamento da DRC em crianças e adolescentes com DM pelos profissionais da APS. É um estudo multimétodos, com dados quantitativos e qualitativos, dividido em diagnóstico situacional, projeto, construção, implementação e avaliação do curso. Teve como participantes 27 profissionais atuantes em unidades básicas de saúde em um município do interior de Pernambuco. O diagnóstico permitiu realizar a caracterização dos profissionais e identificar as condutas realizadas na consulta de acompanhamento dos pacientes jovens com DM na APS. Observou-se limitações na solicitação e na realização de exames, como albuminúria, relação albumina/creatinina, taxa de filtração glomerular, além de conhecimento incipiente sobre a diretriz de cuidado ao paciente renal. A partir desses dados, foi planejado um curso online, utilizando processos pedagógicos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A intervenção educativa teve como tema central os métodos de rastreio da DRC utilizados na APS. Durante a aplicabilidade da educação permanente, os profissionais passaram a reconhecer os exames recomendados para rastreio da DRC e compreender o fluxo de atendimento e a importância do rastreio ainda na APS. Os resultados da intervenção foram positivos, sendo pontuada a melhoria da prática clínica após a EPS. A maior parte dos enfermeiros aderiram à EP, enquanto os médicos apresentaram baixa adesão. Na avaliação do curso, todos descreveram a formação como enriquecedora e alguns citaram a modalidade online como escolha interessante para a proposta de EPS, considerando boa a didática e os conteúdos atualizados. Portanto, a pesquisa pode contribuir de forma significativa para o aprimoramento do conhecimento frente ao rastreamento da DRC em pessoas com DM, levando os profissionais a repensarem suas práticas clínicas e perceberem a necessidade de uma uma assistência integrada, continuada e holística de crianças e adolescentes na APS.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectInsuficiência renal crônicapt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleRastreamento da Doença Renal Crônica em Crianças e Adolescentes com Diabetes Mellitus : desenvolvimento e implementação de uma tecnologia educativa para educação permanente na atenção primáriapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDOMINGUETI, Caroline Pereira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4098312014566674pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0171195237052575pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxAdolescence brings physical and psychosocial changes to the individual that influence their development. When there are no favorable conditions for healthy maturation, chronic pathologies may arise. Among chronic conditions, type 1 diabetes mellitus (DM1) has the highest incidence in childhood. Type 2 DM is a reality among children and adolescents, with obesity as the main factor. People living with DM are vulnerable to developing Chronic Kidney Disease (CKD) at some point in their lives. Characterized by the gradual loss of kidney function, CKD in children and adolescents differs from that in adults, as it involves complex pathophysiological issues. The screening of patients with CKD must take place in Primary Health Care services. However, weaknesses are presented by professionals, such as lack of knowledge of the criteria for early diagnosis, the absence of nephrological clinical management in the initial stages and the lack of training regarding of the theme. In this context, the work sought to answer: does the implementation of an educational intervention for primary care professionals, via digital technology, contribute to improving knowledge about CKD screening in children and adolescents with DM? The objective was to evaluate the contributions of a continuing education intervention via educational technology as a proposal to improve knowledge about CKD screening in children and adolescents with DM by PHC professionals. It is a multimethod study, with quantitative and qualitative data, divided into situational diagnosis, design, construction, implementation and course evaluation. The participants were 27 professionals working in basic health units in a municipality in the interior of Pernambuco. The diagnosis made it possible to characterize professionals and identify the conduct carried out in the follow-up consultation for young patients with DM in PHC. Limitations were observed in requesting and performing tests, such as albuminuria, albumin/creatinine ratio, glomerular filtration rate, in addition to incipient knowledge about the care guidelines for renal patients. Based on this data, an online course was planned, using pedagogical processes from the Meaningful Learning Theory. The educational intervention had as its central theme the CKD screening methods used in PHC. During the applicability of continuing education, professionals began to recognize the recommended exams for CKD screening and understand the flow of care and the importance of screening in PHC. The results of the intervention were positive, with an improvement in clinical practice after EPS. Most nurses adhered to PE, while doctors showed low adherence. When evaluating the course, everyone described the training as enriching and some cited the online modality as an interesting choice for the EPS proposal, considering the didactics and updated content to be good. Therefore, research can significantly contribute to improving knowledge regarding CKD screening in people with DM, leading professionals to rethink their clinical practices and realize the need for integrated, continuous and holistic care for children and adolescents. at APS.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1963135593634350pt_BR
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