Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58007

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorCABRAL, Edna Alves Sá Barreto-
dc.date.accessioned2024-10-14T11:41:19Z-
dc.date.available2024-10-14T11:41:19Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-09-23-
dc.identifier.citationCABRAL, Edna Alves Sá Barreto. Inclusão de crianças com TEA no ensino fundamental: desafios e conquistas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58007-
dc.description.abstractEsse trabalho discute a inclusão escolar no ensino fundamental I, da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus desafios e êxitos, tendo por base trabalhos publicados pela CBEE, buscando contribuir com esse tema cada vez mais presente em nossas escolas. A abordagem inicial é composta pela apresentação da mais aproximada definição acerca da nomenclatura TEA, através do suporte de dados etimológicos, dados sociológicos e do que dispõe a legislação sobre esse tema. Essa é uma pesquisa bibliográfica, que se apoia na análise documental, e que se subdivide em três categorias analíticas para a investigação da temática proposta. Os resultados mostraram a importância de investimentos na capacitação dos profissionais da educação para lidarem mais adequadamente com as especificidades dos educandos com TEA, assim como a necessidade do desenvolvimento de um trabalho cada vez mais colaborativo entre os professores e os familiares das pessoas com TEA, e as variadas possibilidades e desafios presentes nas adaptações curriculares para que os educandos com TEA consigam desenvolver suas potencialidades. Este trabalho indica caminhos para que sejam estabelecidos avanços significativos no campo da educação inclusiva das pessoas portadoras do TEA.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAdaptação curricularpt_BR
dc.titleInclusão de crianças com TEA no ensino fundamental: desafios e conquistas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9314223565172415pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Edna Alves Sá Barreto Cabral.pdf335,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons