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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58002
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Título: | Jogo de tabuleiro como alternativa de recurso didático na aprendizagem do ensino de Geografia : na prevenção de risco inundação e deslizamento |
Autor(es): | SANTOS, Valfrido Viegas dos |
Palavras-chave: | Geografia física; Geografia humana; Geografia de áreas de risco; Geografia com jogos de tabuleiro; Educação de prevenção de risco |
Data do documento: | 15-Mai-2023 |
Citação: | SANTOS, Valfrido Viegas dos. Jogo de tabuleiro como alternativa de recurso didático na aprendizagem do ensino de Geografia: na prevenção de risco inundação e deslizamento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Os jogos pedagógicos são atividades lúdicas e, quando aplicadas como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem, desenvolvem nos alunos diversas competências, tais como raciocínio, interação social, afeto, motivação e criatividade. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi enfatizar a relevância da utilização do jogo de tabuleiro pedagógico como uma ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem da Geografia. Nesse sentido, foram abordados conceitos como relevo (BIGARELLA et al., 2003), vulnerabilidade, suscetibilidade (ZUQUETTE, 2018), inundação, alagamento e deslizamento (COBRADE, 2012). Dessa forma, é relevante salientar que foram trabalhados conceitos relacionados a questões sociais para facilitar a compreensão dos alunos, pois a geomorfologia não se limita apenas ao estudo do relevo de forma estática, mas também analisa os fatores endógenos e exógenos que interferem na sua transformação. Seja por meio de um processo natural ou por ação humana. O jogo Vale do Risco foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com a UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) e a Escola Estadual Diácono Bontorim de Sousa, como parte do projeto Tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinar na redução de risco de desastres socioambientais, (Programa Ciência na Escola), chamada MCTIC/CNPq núm. 05/2019. Esse jogo foi criado para ser usado como ferramenta auxiliar didático no ensino e na aprendizagem para prevenir o risco de inundação, alagamento e deslizamentos. Após análises de dados, foram identificadas diversas lacunas no ensino e na aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos relacionados à Geografia Física e à Geografia Social em áreas de risco. Dessa forma, é crucial salientar a relevância de prosseguir com os estudos a respeito deste tema, uma vez que é de extrema importância para a aplicação da Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD). |
Descrição: | 7,33 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58002 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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