Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57986

Comparte esta pagina

Título : A Pesquisa participante como recurso didático na geografia escolar : uma abordagem sobre o saneamento básico em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes (PE)
Autor : SANTOS, Rodrigo Rafael dos
Palabras clave : Ensino de geografia; Metodologias ativas; Problemas urbanos
Fecha de publicación : 21-ago-2024
Citación : SANTOS, Rodrigo Rafael dos. A Pesquisa participante como recurso didático na geografia escolar: uma abordagem sobre o saneamento básico em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes (PE) . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho tem por objetivo propor o uso da pesquisa participante como recurso didático para investigação da realidade vivida pelos estudantes no bairro de Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco (PE) tendo como objeto da pesquisa o Saneamento Básico. A escolha do Saneamento Básico como objeto para Desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de geografia, foi pensada primeiro pelas características estruturais do bairro e segundo por ser tratar de um tema presente no dia a dia dos estudantes. Busca-se através desse trabalho, propor a prática de metodologias ativas em sala de aula possibilitando a construção de uma educação crítica no ensino da Geografia a partir da realidade dos estudantes. Faz-se também, característica desse trabalho, uma reflexão sobre as contribuições da Geografia para a compreensão da dinâmica espacial que está ao nosso redor, utilizando metodologias que possibilitem uma interação mais agradável entre o objeto estudado e estudante (pesquisador). Apresentaremos ao longo do trabalho algumas breves discussões acerca das mudanças metodológicas, que ocorreram ao longo do tempo no ensino da Geografia escolar, tendo como base dessas mudanças a utilização de temas e problemas sociais que façam parte do cotidiano dos estudantes. Além disso, foi apresentado indicadores e características do bairro que justificou a elaboração da pesquisa como instrumento metodológico para obtenção de resultados. E por fim, apresento os resultados da pesquisa participante realizada pelos estudantes, que contribui para identificar e avaliar os problemas de saneamento básico do bairro, possibilitando os estudantes terem uma visão crítica sobre a situação onde residem, além de experimentarem uma prática de ensino diferente o que caracterizou uma participação ativa nas aulas presenciais e de campo, apresentando o resultado proposto, de melhoria na relação de ensino aprendizagem através de metodologia ativas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57986
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tcc_PRONTO_ok_assinado.pdf3,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons