Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57984

Compartilhe esta página

Título: Monitoramento e avaliação de parâmetros de tratamento de efluentes em aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos utilizando ferramentas de análise de processos
Autor(es): SILVESTRE, José Max
Palavras-chave: Efluentes; Meio ambiente; Qualidade; Resíduos sólidos urbanos
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: SILVESTRE, José Max. Monitoramento e avaliação de parâmetros de tratamento de efluentes em aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos utilizando ferramentas de análise de processos. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A destinação dos resíduos sólidos urbanos (RSU) gerados pela sociedade é uma das principais preocupações ambientais, devido à relação direta entre sua disposição inadequada e a contaminação do solo, água e ar. O aterro sanitário surge como a forma de disposição final dos RSU com maiores benefícios sociais e econômicos, além de apresentar menores riscos à degradação ambiental. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi aplicar ferramentas de análises de processos no monitoramento de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de lixiviado de um aterro sanitário em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, buscando atender às normas ambientais para o lançamento de efluentes. Para tanto, foram determinados parâmetros físico-químicas, realizando coleta de dados semanais para pH, nitrogênio amoniacal, sólidos sedimentáveis, Demanda Química de Oxigênio (DQO) e temperatura, no ano de 2023, do lixiviado. O lixiviado foi coletado em dois pontos distintos da ETE: na entrada (lixiviado bruto) e na saída do tratamento terciário (lixiviado tratado). Visando o monitoramento destes dados, foram aplicadas ferramentas de análise de processos, como, fluxograma, gráficos de controle, teste de normalidade e avaliação da capacidade do processo. Através do monitoramento da ETE, foram coletados dados que comprovam a eficácia do tratamento do lixiviado, a fim de mitigar a contaminação ambiental. A DQO do lixiviado bruto por exemplo, apresentou variações que poderiam causar danos ambientais caso não fossem tratados, no entanto, após o tratamento, os níveis foram ajustados para os padrões aceitáveis pela legislação vigente. A remoção de nitrogênio amoniacal e sólidos suspensos foram igualmente eficientes, atingindo níveis seguros para o descarte, indicando que cada etapa do processo de tratamento desempenha um papel crucial. Além disso, os gráficos de controle utilizados no estudo demonstraram a estabilidade do processo, com poucas variações significativas ao longo do tempo, o que sugere que o sistema de tratamento está bem controlado e capaz de lidar com flutuações na composição do lixiviado. A análise de capacidade do processo revelou que o processo é capaz de operar dentro dos limites especificados, reforçando que o sistema é eficiente e confiável. A estação de tratamento de efluentes demonstrou uma eficiência superior a 90% de remoção com relação aos parâmetros analisados no tratamento do lixiviado, indicando conformidade com os padrões de lançamento estipulados pela legislação vigente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57984
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Max Silvestre.pdf
  Item embargado até 2025-10-05
2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons