Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57951

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACIEL, Caio Augusto Amorim-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Pietro Renato Félix de-
dc.date.accessioned2024-10-02T17:45:26Z-
dc.date.available2024-10-02T17:45:26Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2024-09-25-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Pietro Renato Félix de. Cineclube LECgeo: a experiência cineclubista na Geografia e o desenvolvimento do raciocínio geográfico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57951-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso, em formato de artigo científico, busca compreender o mundo das imagens pela experiência cineclubista no Cineclube LECgeo, localizado na Universidade Federal de Pernambuco. A experiência em ver filmes e debatê-los fomenta a imaginação geográfica ao ponto em que nos situamos em um jogo de posições entre o campo visível e o metafórico. Na escola, alicerçado pela lei 13.006/2014, em que cada escola brasileira precisa exibir duas horas de produção audiovisual brasileira por mês, a mediação entre as competências e habilidades da BNCC posiciona o docente na condição de tornar o acesso ao conhecimento um exercício prazeroso e humano ao respeitar as capacidades de cada estudante. Neste sentido, o desenvolvimento do raciocínio geográfico sob mediação do filme possibilita o atravessamento pelas imagens de cinema e a descoberta de si enquanto sujeito e profissional. Para isso, percorremos com um breve histórico da criação e realização de sessões do Cineclube LECgeo como proposta metodológica na compreensão do espaço geográfico. Ao fim, discutimos o papel da imagem na construção do raciocínio geográfico, onde a partilha de sensibilidades através dos pressupostos estéticos e políticos dos sujeitos são necessários para o fazer geográfico.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCineclubismopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCineclube LECgeopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleCineclube LECgeo : a experiência cineclubista na Geografia e o desenvolvimento do raciocínio geográficopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, David Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5456857074750160pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908600462706819pt_BR
dc.description.abstractxThe present end-of-course work, in the format of a scientific article, seeks to understand the world of images through the film club experience at the LECgeo Film Club, located at the Federal University of Pernambuco. The experience of watching films and discussing them fosters the geographical imagination to the point where we place ourselves in a game of positions between the visible and the metaphorical fields. At school, grounded by the law 13.006/2014, in which each Brazilian school needs to exhibit two hours of Brazilian audiovisual production per month, the mediation between the competencies and skills of the BNCC positions the teacher in the condition of making the access to knowledge a pleasurable and human exercise by respecting the capabilities of each student. In this sense, the development of geographic reasoning under the mediation of the film enables the crossing by the cinema images and the discovery of oneself as a subject and professional. For this, we go through a brief history of the creation and realization of sessions of the LECgeo Film Club as a methodological proposal in the understanding of geographic space. At the end, we discuss the role of the image in the construction of geographic reasoning, where the sharing of sensibilities through the aesthetic and political assumptions of the subjects are necessary for the geographic makingpt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7327804634754123pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3534-9061pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pietro Renato Félix de Queiroz.pdf529,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons