Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57951
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACIEL, Caio Augusto Amorim | - |
dc.contributor.author | QUEIROZ, Pietro Renato Félix de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T17:45:26Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T17:45:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-25 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Pietro Renato Félix de. Cineclube LECgeo: a experiência cineclubista na Geografia e o desenvolvimento do raciocínio geográfico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57951 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso, em formato de artigo científico, busca compreender o mundo das imagens pela experiência cineclubista no Cineclube LECgeo, localizado na Universidade Federal de Pernambuco. A experiência em ver filmes e debatê-los fomenta a imaginação geográfica ao ponto em que nos situamos em um jogo de posições entre o campo visível e o metafórico. Na escola, alicerçado pela lei 13.006/2014, em que cada escola brasileira precisa exibir duas horas de produção audiovisual brasileira por mês, a mediação entre as competências e habilidades da BNCC posiciona o docente na condição de tornar o acesso ao conhecimento um exercício prazeroso e humano ao respeitar as capacidades de cada estudante. Neste sentido, o desenvolvimento do raciocínio geográfico sob mediação do filme possibilita o atravessamento pelas imagens de cinema e a descoberta de si enquanto sujeito e profissional. Para isso, percorremos com um breve histórico da criação e realização de sessões do Cineclube LECgeo como proposta metodológica na compreensão do espaço geográfico. Ao fim, discutimos o papel da imagem na construção do raciocínio geográfico, onde a partilha de sensibilidades através dos pressupostos estéticos e políticos dos sujeitos são necessários para o fazer geográfico. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cineclubismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Cineclube LECgeo | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Cineclube LECgeo : a experiência cineclubista na Geografia e o desenvolvimento do raciocínio geográfico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARBOSA, David Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5456857074750160 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908600462706819 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present end-of-course work, in the format of a scientific article, seeks to understand the world of images through the film club experience at the LECgeo Film Club, located at the Federal University of Pernambuco. The experience of watching films and discussing them fosters the geographical imagination to the point where we place ourselves in a game of positions between the visible and the metaphorical fields. At school, grounded by the law 13.006/2014, in which each Brazilian school needs to exhibit two hours of Brazilian audiovisual production per month, the mediation between the competencies and skills of the BNCC positions the teacher in the condition of making the access to knowledge a pleasurable and human exercise by respecting the capabilities of each student. In this sense, the development of geographic reasoning under the mediation of the film enables the crossing by the cinema images and the discovery of oneself as a subject and professional. For this, we go through a brief history of the creation and realization of sessions of the LECgeo Film Club as a methodological proposal in the understanding of geographic space. At the end, we discuss the role of the image in the construction of geographic reasoning, where the sharing of sensibilities through the aesthetic and political assumptions of the subjects are necessary for the geographic making | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7327804634754123 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3534-9061 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Pietro Renato Félix de Queiroz.pdf | 529,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons