Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57941

Compartilhe esta página

Título: Impacto do programa academia da saúde sobre os gastos com internações hospitalares por doenças isquêmicas do coração no Brasil
Autor(es): BARROS, José Romero de Souza
Palavras-chave: Hospitalização; Sistema Único de Saúde; Análise de políticas
Data do documento: 5-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, José Romero de Souza. Impacto do programa academia da saúde sobre os gastos com internações hospitalares por doenças isquêmicas do coração no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Todos os anos, milhões de pessoas são afetadas pelas Doenças Isquêmicas do Coração (DIC) em todo o mundo, que, além de causar danos à saúde das pessoas, geram custos para o sistema de saúde. O desenvolvimento dessas doenças pode estar relacionado a fatores modificáveis como inatividade física, maus hábitos alimentares e obesidade. O Programa Academia da Saúde (PAS) configura-se como uma das principais estratégias de promoção da saúde no Brasil e está presente em mais da metade dos municípios brasileiros, tendo como um dos objetivos específicos o aumento do nível de atividade física da população brasileira. O objetivo deste estudo foi mensurar o impacto do PAS nos gastos com internações hospitalares por DIC no Brasil. Para realizar essa avaliação de impacto na saúde pública, foram utilizados dados socioeconômicos, demográficos e epidemiológicos de 2007 a 2019 para todos os municípios brasileiros. A estratégia empírica utilizou pré-testes, modelagem econométrica de mínimos quadrados ordinários (MQO) e regressão quantílica como teste de robustez, além do teste de Wald para a verificação da significância global dos modelos. O resultado deste estudo demonstrou que os municípios que implementaram o PAS gastaram, em média, 12,06% menos com internações por DIC do que os municípios que não o fizeram, isso equivale a uma economia de cerca de US$ 3,891 bilhões acumulados entre 2011 (ano do início do programa) a 2019. Esse resultado foi estatisticamente significativo ao nível de 1%. Os resultados da regressão quantílica confirmam os resultados do MQO, entretanto, há redução na magnitude do impacto entre os quantis de distribuição dos gastos com internações por DIC. Essa pesquisa evidenciou que a presença do PAS proporcionou redução nos gastos relacionados às internações hospitalares por DIC, o que pode indicar que esse programa efetivamente amplia o escopo das ações de promoção da saúde na atenção básica à saúde. As evidências geradas a partir deste estudo podem ser usadas para implementar políticas baseadas em evidências destinadas a prevenir e controlar doenças crônicas no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57941
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Romero de Souza Barros.pdf958,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons