Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57917

Compartilhe esta página

Título: Aplicação de vinhaça no solo : relação com ODS e influência em características do solo determinadas por tomografia de raio-X
Autor(es): TAVARES, Valquiria do Nascimento
Palavras-chave: macroporosidade; física do solo; radiodensidade; agregados do solo; análise de imagens
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TAVARES, Valquiria Do Nascimento. Aplicação de vinhaça no solo: relação com ODS e influência em características do solo determinadas por tomografia de raio-X. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Na indústria sucroalcooleira a gestão responsável dos resíduos é fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável. A vinhaça, um subproduto do processamento da cana-de-açúcar, apresenta desafios quanto à sua gestão e impactos ambientais. O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do tempo de aplicação da vinhaça em algumas características de solo, utilizando a tecnologia de tomografia computadorizada de raio-X. Foram analisados os efeitos da vinhaça na estrutura do solo, especificamente com relação à macroporosidade, radiodensidade e formação de agregados. Também foi explorada a relação entre as práticas de gestão da indústria sucroalcooleira e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram escolhidas quatro áreas de estudo com diferentes períodos de aplicação da vinhaça: sem aplicação, 2 anos, 15 anos, e 30 anos de aplicação. Em cada área foram coletadas quatro amostras de solo, totalizando 16 amostras. Essas amostras foram submetidas à tomografia computadorizada de raio-X, para avaliação dos parâmetros macroporosidade, radiodensidade e distribuição de agregados. Foram analisados aspectos do solo desenvolvendo-se uma metodologia específica para o processamento das imagens de raio-X, sendo utilizado o programa ImageJ, sem a necessidade de plugins adicionais. Os resultados evidenciaram que uma gestão adequada da vinhaça é de grande importância para preservar a qualidade do solo e garantir a sustentabilidade da indústria sucroalcooleira. O tempo de aplicação da vinhaça exerceu mudanças na macroporosidade, radiodensidade e distribuição de agregados do solo, sendo o de 30 anos o que evidenciou melhores resultados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57917
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Valquíria do Nascimento Tavares.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons