Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57818
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Alex Sandro | - |
dc.contributor.author | CRUZ, Pedro Henrique Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T15:21:00Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T15:21:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-03 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Pedro Henrique Alves; GOMES, Alex Sandro; QUEIROS, Leandro Marques; SILVA, Carlos José Pereira da. Avaliação da usabilidade de comunicações assíncronas via fórum na atividade de planejamento colaborativo de aulas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57818 | - |
dc.description.abstract | O planejamento de aulas é fundamental para o professor definir os temas, objetivos e metodologia a serem desenvolvidos em aula. Contudo o tradicional planejamento colaborativo de aulas é realizado de forma síncrona. Neste artigo o objetivo é avaliar a usabilidade do fórum utilizando a plataforma de planejamento colaborativo de aulas Inovaula.com realizando um estudo e análise da usabilidade e satisfação do usuário utilizando o System Usability Scale (SUS). O resultado geral obtido com a pontuação de 92,69 mostrou-se excepcional utilizando a escala de Lewis e Sauro. Os participantes aderiram bem ao sistema e concordaram em unanimidade que o fórum melhora a qualidade do planejamento de aulas com a colaboração. | pt_BR |
dc.format.extent | 12p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento colaborativo de aulas | pt_BR |
dc.subject | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Comunicações assíncronas | pt_BR |
dc.subject | Forum online | pt_BR |
dc.title | Avaliação da usabilidade de comunicações assíncronas via fórum na atividade de planejamento colaborativo de aulas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3990698222844028 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7188784344595649 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Lesson planning is essential for the teacher to define the themes, objectives and methodology to be developed in class. However, traditional collaborative lesson planning is carried out synchronously. In this article the objective is to evaluate the effectiveness of the forum using the collaborative lesson planning platform Inovaula.com by carrying out a study and analysis of usability, and user satisfaction using the System Usability Scale (SUS). The overall result obtained with a score of 92.69 proved to be exceptional using the Lewis and Sauro scale. Participants adhered well to the system and unanimously agreed that the forum improves the quality of lesson planning through collaboration. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DIS) - Departamento de Informação e Sistemas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0000-0384-8179 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Sistemas da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro Henrique Alves Cruz.pdf | 599 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons