Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57818

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Alex Sandro-
dc.contributor.authorCRUZ, Pedro Henrique Alves-
dc.date.accessioned2024-09-19T15:21:00Z-
dc.date.available2024-09-19T15:21:00Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.date.submitted2024-04-03-
dc.identifier.citationCRUZ, Pedro Henrique Alves; GOMES, Alex Sandro; QUEIROS, Leandro Marques; SILVA, Carlos José Pereira da. Avaliação da usabilidade de comunicações assíncronas via fórum na atividade de planejamento colaborativo de aulas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57818-
dc.description.abstractO planejamento de aulas é fundamental para o professor definir os temas, objetivos e metodologia a serem desenvolvidos em aula. Contudo o tradicional planejamento colaborativo de aulas é realizado de forma síncrona. Neste artigo o objetivo é avaliar a usabilidade do fórum utilizando a plataforma de planejamento colaborativo de aulas Inovaula.com realizando um estudo e análise da usabilidade e satisfação do usuário utilizando o System Usability Scale (SUS). O resultado geral obtido com a pontuação de 92,69 mostrou-se excepcional utilizando a escala de Lewis e Sauro. Os participantes aderiram bem ao sistema e concordaram em unanimidade que o fórum melhora a qualidade do planejamento de aulas com a colaboração.pt_BR
dc.format.extent12p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento colaborativo de aulaspt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectComunicações assíncronaspt_BR
dc.subjectForum onlinept_BR
dc.titleAvaliação da usabilidade de comunicações assíncronas via fórum na atividade de planejamento colaborativo de aulaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3990698222844028pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
dc.description.abstractxLesson planning is essential for the teacher to define the themes, objectives and methodology to be developed in class. However, traditional collaborative lesson planning is carried out synchronously. In this article the objective is to evaluate the effectiveness of the forum using the collaborative lesson planning platform Inovaula.com by carrying out a study and analysis of usability, and user satisfaction using the System Usability Scale (SUS). The overall result obtained with a score of 92.69 proved to be exceptional using the Lewis and Sauro scale. Participants adhered well to the system and unanimously agreed that the forum improves the quality of lesson planning through collaboration.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DIS) - Departamento de Informação e Sistemaspt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0000-0384-8179pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique Alves Cruz.pdf599 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons