Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5778
Título: Análise ergonômica da sinalização de segurança: um enfoque da ergonomia informacional e cultural
Autor(es): Ferreira Cavalcanti, Janaina
Palavras-chave: Ergonomia cultural;Ergonomia informacional
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira Cavalcanti, Janaina; Marcio Soares, Marcelo. Análise ergonômica da sinalização de segurança: um enfoque da ergonomia informacional e cultural. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A linguagem visual, podendo ocorrer através de mensagens verbais (caracteres alfanuméricos) e/ou mensagens pictóricas (ilustrações), comunicam seu significado pela própria maneira como se apresentam e se oferecem ao uso tornando-se o principal meio de transmissão de conhecimento. Em função disto, podem ser utilizadas para comunicar e/ou solicitar procedimentos no ambiente industrial, a partir de alguns critérios responsáveis por ações que visem garantir a segurança e uma maior produtividade do sistema. Alguns fatores influenciam e algumas vezes modificam a interpretação das mensagens visuais. O âmbito desta pesquisa, a ergonomia cultural e a ergonomia informacional, estuda as características culturais do indivíduo e a maneira como elas influenciam seu comportamento, preocupando-se com a estrutura das sinalizações de segurança em ambiente de trabalho na indústria e a sua influência na eficácia e eficiência da informação apresentada. Para tanto, realizou-se, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul, uma pesquisa compreendendo quatro indústrias, em cada estado, de diferentes áreas de atuação, a saber: construção civil, metalúrgica, calçadista e de alimentos e bebidas. Optou-se por realizar um estudo de caso em dois estados de distintas regiões do país com o objetivo de investigar as diferenças culturais intervenientes. Dessa maneira foi possível, testar a eficácia e eficiência das sinalizações para a segurança do trabalho e a sua influência sobre a produtividade nas indústrias analisadas, além das características que dá a sinalização uma maior compreenssibilidade, levando sempre em consideração aspectos culturais do ambiente onde está inserida e propor recomendações ergonômicas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5778
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7350_1.pdf2,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.