Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57779
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DABAT, Christine Paulette Yves Rufino | - |
dc.contributor.author | LACERDA, Elizabeth Baptista de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T20:25:38Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T20:25:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-14 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Elizabeth Baptista de. Representações artísticas das mulheres no movimento comunista chinês: dois exemplos notáveis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57779 | - |
dc.description.abstract | Mao Zedong, na liderança da Revolução Comunista da China, destacou a importância do papel da cultura para unir o povo e vencer o inimigo, e portanto, deveria destinar-se aos operários, camponeses, e soldados. Dessa forma, os escritores e artistas, chamados de trabalhadores da literatura e da arte, deviam conhecer e compreender as massas populares, aprender com elas, tor-nando-se parte delas. Esse enfoque sobre a atividade artística perdurou por todas as fases da revolução e mesmo após a República Popular da China ser estabelecida. Este trabalho apresenta como essas premissas foram adotadas em duas obras de períodos diferentes: “Sol sobre o Rio Sanggan” romance de Ding Ling (1904-1986), escrito durante o 2º período da Guerra Civil Chi-nesa (1946-1949) e publicado em 1948, e "A Moça do Cabelo Branco" balé modelo da Grande Revolução Cultural Proletária (1966-1976), revisto sob a direção de Jiang Qing (1914-1991), apresentado em 1966. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte chinesa | pt_BR |
dc.subject | Ding Ling | pt_BR |
dc.subject | Jiang Qing | pt_BR |
dc.title | Representações artísticas das mulheres no movimento comunista chinês : dois exemplos notáveis | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1799364778411869 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Mao Zedong, during his leadership of the Chinese Communist Revolution, emphasized the im-portance of culture in uniting the people and defeating the enemy. Culture was to be directed to-wards workers, peasants, and soldiers. Thus, writers and artists, referred to as workers of literature and art, had to know and understand the popular masses, learn from them, and become part of them. This focus on artistic activity persisted throughout all phases of the revolution and even after the People's Republic of China was established. This work presents how these principles were adopted in two works from different periods: "Sun over the Sanggan River," a novel by Ding Ling (1904-1986), written during the second phase of the Chinese Civil War (1946-1949) and published in 1948, and "The White-Haired Girl," a model ballet of the Great Proletarian Cultural Revolution (1966-1976), revised under the direction of Jiang Qing (1914-1991), presented in 1966. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Elizabeth Baptista de Lacerda.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons