Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57779

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDABAT, Christine Paulette Yves Rufino-
dc.contributor.authorLACERDA, Elizabeth Baptista de-
dc.date.accessioned2024-09-16T20:25:38Z-
dc.date.available2024-09-16T20:25:38Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.date.submitted2024-08-14-
dc.identifier.citationLACERDA, Elizabeth Baptista de. Representações artísticas das mulheres no movimento comunista chinês: dois exemplos notáveis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57779-
dc.description.abstractMao Zedong, na liderança da Revolução Comunista da China, destacou a importância do papel da cultura para unir o povo e vencer o inimigo, e portanto, deveria destinar-se aos operários, camponeses, e soldados. Dessa forma, os escritores e artistas, chamados de trabalhadores da literatura e da arte, deviam conhecer e compreender as massas populares, aprender com elas, tor-nando-se parte delas. Esse enfoque sobre a atividade artística perdurou por todas as fases da revolução e mesmo após a República Popular da China ser estabelecida. Este trabalho apresenta como essas premissas foram adotadas em duas obras de períodos diferentes: “Sol sobre o Rio Sanggan” romance de Ding Ling (1904-1986), escrito durante o 2º período da Guerra Civil Chi-nesa (1946-1949) e publicado em 1948, e "A Moça do Cabelo Branco" balé modelo da Grande Revolução Cultural Proletária (1966-1976), revisto sob a direção de Jiang Qing (1914-1991), apresentado em 1966.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte chinesapt_BR
dc.subjectDing Lingpt_BR
dc.subjectJiang Qingpt_BR
dc.titleRepresentações artísticas das mulheres no movimento comunista chinês : dois exemplos notáveispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1799364778411869pt_BR
dc.description.abstractxMao Zedong, during his leadership of the Chinese Communist Revolution, emphasized the im-portance of culture in uniting the people and defeating the enemy. Culture was to be directed to-wards workers, peasants, and soldiers. Thus, writers and artists, referred to as workers of literature and art, had to know and understand the popular masses, learn from them, and become part of them. This focus on artistic activity persisted throughout all phases of the revolution and even after the People's Republic of China was established. This work presents how these principles were adopted in two works from different periods: "Sun over the Sanggan River," a novel by Ding Ling (1904-1986), written during the second phase of the Chinese Civil War (1946-1949) and published in 1948, and "The White-Haired Girl," a model ballet of the Great Proletarian Cultural Revolution (1966-1976), revised under the direction of Jiang Qing (1914-1991), presented in 1966.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Elizabeth Baptista de Lacerda.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons