Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57744

Comparte esta pagina

Título : Utilização de marcadores moleculares na caracterização da diversidade genética do banco de germoplasma de feijão-caupi do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA
Autor : SILVA, Karla Pereira da
Palabras clave : Genética vegetal; Feijão-caupi; ISSR
Fecha de publicación : 15-abr-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Karla Pereira da. Utilização de marcadores moleculares na caracterização da diversidade genética do banco de germoplasma de feijão-caupi do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : No Brasil o feijão-caupi é produzido principalmente no Norte, Nordeste e Centro – oeste, onde desempenha importância socioeconômica. Os Bancos Ativos de Germoplasmas (BAG) constituem uma excelente fonte de material genético para programas de melhoramento. Portanto, para que todo o seu potencial seja explorado é necessário que se conheça a diversidade genética presente no BAG. Neste contexto, os marcadores moleculares representam uma das ferramentas mais adequadas para avaliar a diversidade genética. O presente estudo foi realizado com o objetivo de auxiliar na caracterização da diversidade genética do BAG de feijão- caupi do Instituto Agronômico de Pernambuco por meio de marcadores DAF (DNA Amplification Fingerprinting) e ISSR (Inter Simple Sequence Repeat), visando contribuir com o programa de melhoramento dessa Instituição. Foram realizadas extrações de DNA genômico de 80 acessos, mediante a aplicação do protocolo de CTAB 2%. Para as amplificações foram utilizados 12 primers, sendo nove de ISSR e três de DAF. A eficácia dos iniciadores na estimativa da diversidade genética foi avaliada por meio dos índices de informatividade (Conteúdo de Informação Polimórfica-PIC, Índice do Marcador-MI e o Poder de Resolução-RP). Também foram levados em consideração o número e a distribuição dos loci. A análise de dissimilaridade entre os acessos estudados foi obtida por meio do programa DARwin, mediante o coeficiente de Jaccard. A matriz gerada foi utilizada pelo programa para a construção de um fenograma empregando-se o método Weighted Neighbor-Joining como método (bootstrap de 30.000 replicações). O número total de loci foi de 132 (média de 11 por primer), dos quais 78 % foram polimórficos. Foram observados moderados a elevados valores de diversidade genética, com variação moderada de 30 % (827) a 100 % (885). O maior valor de PIC, MI e RP foi obtido para o primer OP-G06. Já a maior diversidade genética (Dg) foi obtida pelo marcador ISSR-886. Para os índices de informatividade Dg, PIC e MI, o primer com o menor valor foi o ISSR-827. Com relação aos acessos de feijão-caupi, observou- se a formação de três grupos (I, II e III). Desses, o grupo III compreendeu apenas quatro acessos (Canapu verdadeiro, Canapu PE, Canapu BSF e Canapu Araripina), os quais apresentaram alta similaridade entre si. Ainda que seja observada uma variedade de caracteres entre os acesos dos agrupamentos II e III, pode-se observar semelhança entre eles. Os marcadores DAF e ISSR mostraram–se eficientes para a detecção da diversidade genética dos acessos, sendo também promissores para uso em trabalhos de melhoramento da cultura.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57744
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Karla Pereira da Silva.pdf995,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons