Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57726

Compartilhe esta página

Título: A importância da representatividade de mulheres filósofas na educação
Autor(es): ANTUNES, Mariana Cardozo
Palavras-chave: Filosofia; Educação; Ensino médio; Mulheres; Filósofas
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: ANTUNES, Mariana Cardozo. A importância da representatividade de mulheres filósofas na educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Neste artigo, investigamos a importância da representatividade de mulheres filósofas na educação, refletindo acerca do que pode ser feito para que as barreiras do silenciamento feminino na Filosofia sejam quebradas, especialmente na disciplina de Filosofia do ensino médio. Para tal, evidenciamos a nossa herança patriarcal, buscando compreender as principais diferenças entre mulheres e homens no que diz respeito ao pensamento filosófico, bem como investigamos a história do acesso à educação das mulheres. Também observamos o PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) de filosofia de 2018 e de 2021, buscando trazer comparações entre as citações e referências feitas às mulheres e aos homens nos materiais de filosofia do ensino médio. Por fim, a pesquisa conta com uma revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando dados coletados em outros documentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57726
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Cardozo Antunes.pdf207,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons