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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57726
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Título: | A importância da representatividade de mulheres filósofas na educação |
Autor(es): | ANTUNES, Mariana Cardozo |
Palavras-chave: | Filosofia; Educação; Ensino médio; Mulheres; Filósofas |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Citação: | ANTUNES, Mariana Cardozo. A importância da representatividade de mulheres filósofas na educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Neste artigo, investigamos a importância da representatividade de mulheres filósofas na educação, refletindo acerca do que pode ser feito para que as barreiras do silenciamento feminino na Filosofia sejam quebradas, especialmente na disciplina de Filosofia do ensino médio. Para tal, evidenciamos a nossa herança patriarcal, buscando compreender as principais diferenças entre mulheres e homens no que diz respeito ao pensamento filosófico, bem como investigamos a história do acesso à educação das mulheres. Também observamos o PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) de filosofia de 2018 e de 2021, buscando trazer comparações entre as citações e referências feitas às mulheres e aos homens nos materiais de filosofia do ensino médio. Por fim, a pesquisa conta com uma revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando dados coletados em outros documentos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57726 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
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