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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57726

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Érico Andrade Marques de-
dc.contributor.authorANTUNES, Mariana Cardozo-
dc.date.accessioned2024-09-12T21:20:39Z-
dc.date.available2024-09-12T21:20:39Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2024-08-29-
dc.identifier.citationANTUNES, Mariana Cardozo. A importância da representatividade de mulheres filósofas na educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57726-
dc.description.abstractNeste artigo, investigamos a importância da representatividade de mulheres filósofas na educação, refletindo acerca do que pode ser feito para que as barreiras do silenciamento feminino na Filosofia sejam quebradas, especialmente na disciplina de Filosofia do ensino médio. Para tal, evidenciamos a nossa herança patriarcal, buscando compreender as principais diferenças entre mulheres e homens no que diz respeito ao pensamento filosófico, bem como investigamos a história do acesso à educação das mulheres. Também observamos o PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) de filosofia de 2018 e de 2021, buscando trazer comparações entre as citações e referências feitas às mulheres e aos homens nos materiais de filosofia do ensino médio. Por fim, a pesquisa conta com uma revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando dados coletados em outros documentos.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectFilósofaspt_BR
dc.titleA importância da representatividade de mulheres filósofas na educaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIRA, Juliany Thainá Tôrres de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2965472498251387pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0725459534795685pt_BR
dc.description.abstractxIn this article, we investigate the importance of representation of female philosophers in education, considering what might be done so that the barriers of female silencing in Philosophy are broken, especially when it comes to the subject Phylosophy in high school. For that, we highlight our patriarchal heritage, aiming to understand the main differences between women and men concerning the philosophical thought, we investigate as well the history of the access of women to the educational system. We also remark the PNDL (National Schoolbook Program) of philosophy from 2018 and 2021, aiming to bring comparisons concerning the citations and references made to both women and men in the philosophy books from high school. Finally, the research considers a bibliographic review about the subject, with data colected in other documents.pt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2594432474663371pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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