Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57726
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Érico Andrade Marques de | - |
dc.contributor.author | ANTUNES, Mariana Cardozo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T21:20:39Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T21:20:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | ANTUNES, Mariana Cardozo. A importância da representatividade de mulheres filósofas na educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57726 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, investigamos a importância da representatividade de mulheres filósofas na educação, refletindo acerca do que pode ser feito para que as barreiras do silenciamento feminino na Filosofia sejam quebradas, especialmente na disciplina de Filosofia do ensino médio. Para tal, evidenciamos a nossa herança patriarcal, buscando compreender as principais diferenças entre mulheres e homens no que diz respeito ao pensamento filosófico, bem como investigamos a história do acesso à educação das mulheres. Também observamos o PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) de filosofia de 2018 e de 2021, buscando trazer comparações entre as citações e referências feitas às mulheres e aos homens nos materiais de filosofia do ensino médio. Por fim, a pesquisa conta com uma revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando dados coletados em outros documentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 18p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Filósofas | pt_BR |
dc.title | A importância da representatividade de mulheres filósofas na educação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIRA, Juliany Thainá Tôrres de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2965472498251387 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0725459534795685 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this article, we investigate the importance of representation of female philosophers in education, considering what might be done so that the barriers of female silencing in Philosophy are broken, especially when it comes to the subject Phylosophy in high school. For that, we highlight our patriarchal heritage, aiming to understand the main differences between women and men concerning the philosophical thought, we investigate as well the history of the access of women to the educational system. We also remark the PNDL (National Schoolbook Program) of philosophy from 2018 and 2021, aiming to bring comparisons concerning the citations and references made to both women and men in the philosophy books from high school. Finally, the research considers a bibliographic review about the subject, with data colected in other documents. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2594432474663371 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mariana Cardozo Antunes.pdf | 207,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons