Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57655

Comparte esta pagina

Título : Mulheres grávidas, negras e pobres no sistema prisional : gênero, raça e classe na determinação do aumento do encarceramento no Brasil. 
Autor : SILVA, Maria Leticia figueira da
SILVA, Pollyana Barbosa da
Palabras clave : Cárcere; Mulheres; Gestante; Pobreza
Fecha de publicación : 25-may-2024
Citación : SILVA , Maria Letícia Figueira da; SILVA, Pollyana Barbosa da.  Mulheres grávidas, negras e pobres no sistema prisional : gênero, raça e classe na determinação do aumento do encarceramento no Brasil . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente trabalho discute as irregularidades do sistema prisional desde a sua gênese, dando ênfase nas discussões sobre raça, classe e condições de sobrevivência da população carcerária, em especial a feminina, gestante, puérpera e lactante. Como principal objetivo adotou-se a análise do racismo intrínseco na vida dessas mulheres, da pobreza, das incongruências institucionais, legislativas e aplicações empíricas no cotidiano do cárcere.  Para isso, utilizou-se do método de pesquisa bibliográfica e documental, com o auxílio de palavras-chaves e seleção rigorosa dos materiais identificados. Sucessivamente, expõe-se uma análise histórica conjuntural dos presídios brasileiros, seu encarceramento em massa e o marcador de gênero com suas consequentes implicações, de que modo a gravidez é tratada - em suas dimensões e necessidades - dentro do cárcere, quais aparatos legais estão a disposição dessas usuárias e quais as condições de real acesso à eles. Por fim, é feito um debate acerca das inconsistências encontradas, principais problemáticas e perspectivas de avanços.  
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57655
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tcc MULHERES GRAVIDAS, NEGRAS E POBRES E NO SISTEMA PRISIONAL. FINAL.pdf487,77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons