Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57583

Compartilhe esta página

Título: Interpretação das variáveis da função diafragmática avaliada pela ultrassonografia em crianças com Síndrome congênita do Zika Vírus: relato de Casos
Autor(es): FIGUEIROA, Tarcylla da Silva
Palavras-chave: ultrassonografia diafragmática; Síndrome Congênita Zika vírus; Músculo diafragma; Respiração
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: FIGUEIRÔA, Tarcylla da Silva. Interpretação das variáveis da função diafragmática avaliada pela ultrassonografia em crianças com Síndrome congênita do Zika Vírus: Relato de Casos. 2024. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A cinemática do diafragma reflete a distância do deslocamento do músculo diafragma durante inspiração e expiração e também o padrão respiratório de diferentes condições clínicas cardiorrespiratória e neurológica. Ainda não foi estudada a avaliação ciclo a ciclo cinemática do diafragma por meio da ultrassonografia diagramática em crianças com comprometimento neurológico como a Síndrome congênita do Zika vírus. O objetivo desses relatos de casos foi avaliar, descrever e interpretar a resposta da mobilidade diafragmática média, a mobilidade diafragmática ciclo a ciclo, a velocidade de encurtamento diafragmático e espessura diagramática de dois casos de crianças com síndrome congênita do Zika vírus, com idade média de 17,78 meses. A ultrassonografia diagramática foi realizada no hemidiafragma direito no modo B e no modo M com transdutor linear. A mobilidade diafragmática foi obtida pela média de três ciclos respiratórios consecutivos e pela avaliação ciclo a ciclo de três ciclos. O caso 1 apresentou mobilidade adequada e espessura aumentada para a idade e o caso 2 apresentou mobilidade e espessura diafragmática diminuídas. Os casos 1 e 2 apresentaram ausência da variabilidade diafragmática ciclo a ciclo em dois ciclos respiratórios e apresentaram estado funcional moderado. Criança com pior condição neurológica e motora parece apresentar mobilidade e espessura diafragmática diminuídas, caracterizada pela fraqueza diafragmática crônica. A análise do padrão respiratório avaliado por meio da avaliação ciclo a ciclo da respiração pela USD parece facilitar a interpretação da cinética diafragmática e também identificar possível padrão de disfunção do SNA pela ausência de variabilidade na mobilidade diafragmática e tempo inspiratório em crianças com comprometimento neurológico da Síndrome Congênita Zika Vírus.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57583
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tarcylla da Silva Figueirôa.pdf321,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons