Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57558

Compartilhe esta página

Título: Caracterização dos parâmetros sedimentares, morfológicos e termohalinos da água na plataforma média e externa pernambucana: estudo preliminar para mapeamento de geohabitats
Autor(es): SILVA, Elais Souza de Barros e
Palavras-chave: Carbonato de cálcio; Matéria orgânica; Massas de água; Feições morfológicas; Classificação textural
Data do documento: 29-Fev-2024
Citação: SILVA, Elais Souza de Barros e. Caracterização dos parâmetros sedimentares, morfológicos e termohalinos da água na plataforma média e externa pernambucana: estudo preliminar para mapeamento de geohabitats. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Curso de Oceanografia, Departamento de Oceanografia, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A plataforma continental brasileira é dividida em 4 setores, sendo eles, norte, nordeste, central e sul, estando a plataforma continental de Pernambuco (PCPE) inserida no setor Nordeste. Entender a sedimentação e o padrão de distribuição dos grãos na PCPE apresenta considerável importância econômica e social. Posto isto, o presente trabalho tem como objetivo realizar a caracterização da distribuição sedimentar e geomorfológica na plataforma continental (média e externa) pernambucana, bem como das propriedades físicas da água, tendo em vista o mapeamento de geohabitats na região. Para tal, foram realizados 3 cruzeiros oceanográficos para coleta de sedimentos superficiais e perfis de CTD, totalizando 29 estações. O teor de carbonato de cálcio (CaCO3), matéria orgânica total (MOT) e a granulometria do sedimento, foram calculadas a partir das amostras de sedimentos, sendo classificadas as fácies sedimentares encontradas na plataforma. Já as massas de água, foram determinadas de acordo com a temperatura e salinidade, obtidas através de perfis CTD. Também foram utilizados dados batimétricos para indicar as feições morfológicas encontradas no ambiente. Dessa forma, a PCPE apresenta relevo suave, sedimentos carbonáticos (média ± desv.pad. de 91,7 ± 7,7%), pobres em matéria orgânica (média ± desv.pad. de 4,3 ± 4,2%) e compostos majoritariamente por areia grossa, com a presença de grãos da classe areia média e areia muito grossa. A partir da classificação textural, foi possível encontrar em maior número a fácies areia bioclástica com grânulos e cascalho, e em menor número, a fácies cascalho bioclástico. Nas estações mais próximas da costa foi observado a presença da Água Costeira (S < 36,5), assim como a Água Tropical (T: 20°C, S > 36,5), que se fez presente em todas as estações. Nas estações mais distantes da costa, também foi possível observar a presença da Água Central do Atlântico Sul (T: 5°C - 20°C, S: 34,5 - 36). Por fim, é observado que a distribuição sedimentar, as feições morfológicas de fundo e os parâmetros físicos da água são fatores que interagem entre si. Sendo a PCPE considerada heterogênea, com numerosas estruturas que podem possibilitar geohabitats.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57558
Aparece nas coleções:(TCC) - Oceanografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elais Souza de Barros e Silva.pdf
  Item embargado até 2026-05-17
12,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons