Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57538

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.contributor.authorMILANO, Maria Eduarda Duca-
dc.date.accessioned2024-08-26T12:41:55Z-
dc.date.available2024-08-26T12:41:55Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationMILANO, Maria Eduarda Duca. Educação na contemporaneidade e movimento negro: um olhar sobre fazer educação para jovens da geração Z após a Lei n.o 11.645/08. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57538-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem em vista compreender a relação entre a Lei n.o 11.645/08 e os debates da geração Z sobre questões étnico-raciais no espaço online. O problema tratado foi percebido a partir de uma observação inicial sobre a busca dos jovens por mais espaços de discussão do tema, especialmente nos perfis de influenciadores digitais que abordam as questões étnico-raciais. Realizamos uma discussão bibliográfica inicial sobre as legislações referentes à educação das questões étnico-raciais, assim como a caracterização da geração Z. A pesquisa se desenvolve como forma de exercício de imaginação sociológica no campo da educação, na qual parte-se da perspectiva de si para a percepção dos fatos no mundo. Como metodologia, estabelece-se a abordagem qualitativa, com o objetivo de uma pesquisa exploratória, e procedimento do “tipo etnográfico”, na qual busca-se a descoberta de novas relações e de entendimento da realidade social. O estudo caminhou pela compreensão dos dados coletados de cinco perfis online da rede social Instagram, discutindo-os criticamente e pensando em possíveis desdobramentos deles. Realizamos também uma análise dos signos visuais dos perfis abordados na pesquisa a partir do método de análise de Penn (2007). Por fim, percebemos a dificuldade de inclusão no debate sobre as relações étnico-raciais de uma parcela da população que tem dificuldade ao acesso online. Percebemos, ainda, que a tecnologia não deve suprir a realidade, já que ela ocupa um lugar de informações, e a inclusão de pessoas negras na educação é de suma importância para qualquer desejo de mudança social no Brasil. Afinal, são a maioria da população e são consequentemente o futuro desse país.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação — aspectos sociais — Brasilpt_BR
dc.subjectMovimentos sociais — Brasilpt_BR
dc.subjectGeração Z — Brasilpt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectBrasil [Lei n° 11.645 de 10 de março de 2008]pt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.titleEducação na contemporaneidade e movimento negro : um olhar sobre fazer educação para jovens da geração Z após a Lei n.o 11.645/08pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1787906255854148pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to understand the relationship between Law No. 11,645/08 and generation Z debates on ethnic-racial issues in the online space. The problem was perceived from an initial observation about young people's search for more spaces to discuss the topic, especially in the profiles of digital influencers who address ethnic-racial issues. We carried out an initial bibliographical discussion on the legislation relating to the education of ethnic-racial issues, as well as the characterization of generation Z. The research is developed as a form of exercising sociological imagination in the field of education, in which it starts from the perspective of oneself for the perception of facts in the world. As a methodology, a qualitative approach is established, with the objective of exploratory research, and an “ethnographic type” procedure, in which the discovery of new relationships and understanding of social reality is sought. The study aimed to understand the data collected from five online profiles on the social network Instagram, critically discussing them and thinking about possible developments. We also carried out an analysis of the visual signs of the profiles covered in the research using Penn's (2007) analysis method. Finally, we realize the difficulty of including in the debate on ethnic-racial relations a portion of the population that has difficulty accessing online. We also realize that technology should not supply reality, as it occupies a place of information, and the inclusion of black people in education is of paramount importance for any desire for social change in Brazil. After all, they are the majority of the population and are consequently the future of this country.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Eduarda Duca Milano.pdf10,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons