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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57527

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Luciana Rosa-
dc.contributor.authorFERREIRA, Paulo Rubem Santiago-
dc.date.accessioned2024-08-23T14:43:04Z-
dc.date.available2024-08-23T14:43:04Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Paulo Rubem Santiago. Barreiras macroeconômicas, acumulação de capital e o financiamento da educação pública no Brasil (1988-2023). 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57527-
dc.description.abstractO trabalho teve como objeto de investigação as relações estabelecidas entre o Ministério da Fazenda e o Ministério da Educação entre 1988 e 2023, partindo das normas constitucionais relativas ao financiamento da educação pública e as deliberações do governo federal na esfera da macroeconomia, suas relações com a acumulação de capital e os impactos naquele processo de financiamento, na elaboração e execução do orçamento da União. Por meio da análise qualitativa de documentos de caráter econômico e jurídico, destacaram-se emendas constitucionais, leis infraconstitucionais, planos e programas, relatórios de execução orçamentária e dados quantitativos relativos às decisões macroeconômicas do período investigado. A pesquisa se orientou pela compreensão materialista, histórico-dialética da sociedade, que se revelou a mais apropriada ao objeto de estudo selecionado. Para isso foram determinantes as características da formação econômica do Brasil, da colônia à república e as influências observadas no âmbito doméstico e, em particular, na gestão dos fundos públicos no país, como fruto das metamorfoses ocorridas no processo de acumulação do modo de produção capitalista no Brasil e no mundo. Como referencial teórico a pesquisa se apoiou, sobretudo, nas contribuições de Karl Marx e de autores marxistas. Dessa forma, compreendendo o Estado como instrumento de reprodução do capital, mas considerando a disputa pelas pautas decisórias inerentes à sua existência e modo de atuação, a pesquisa destacou as lutas educacionais e as conquistas que se desenvolveram antes e a partir de 1988 no campo do financiamento da educação, apontando seus limites, dada a submissão do gasto público, logo em seguida, à dominância financeira da acumulação do capital. A pesquisa confirma em suas conclusões a tese da submissão e limitação da ação do Ministério da Educação às diretrizes macroeconômicas sob a direção do Ministério da Fazenda, que patrocina isoladamente ou em conjunto com o Banco Central políticas tributárias, monetárias, cambiais e fiscais incidindo na arrecadação dos fundos públicos, na formação e expansão do estoque da dívida pública, aliadas aos interesses da acumulação do capital, sobretudo do capital fictício, com nefastas consequências políticas, jurídicas e financeiras impostas à democracia, ao gasto público e ao financiamento adequado da educação pública no país. Sugerimos nas considerações finais a trilha de estratégias e objetivos para a formação dos profissionais da educação e novas investigações nesse campo, assim como para a atuação dos movimentos sociais na educação pública pela superação anticapitalista da ordem macroeconômica vigente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectMacroeconomiapt_BR
dc.titleBarreiras macroeconômicas, acumulação de capital e o financiamento da educação pública no Brasil (1988-2023)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5409791104027728pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4453790962418369pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe object of this study was to investigate the relations established between the Ministry of Finance and the Ministry of Education between 1988 and 2023, based on the constitutional rules relating to the financing of public education and the federal government's deliberations in the macroeconomic sphere, its relations with the accumulation of capital and the impacts of this financing process on the preparation and execution of the federal budget. By means of a qualitative analysis of economic and legal documents, we highlighted constitutional amendments, infra-constitutional laws, plans and programmes, budget execution reports and quantitative data relating to the macroeconomic and annual budget decisions made during the period under investigation. The research was guided by a materialist, historical-dialectical understanding of society, which proved to be the most appropriate for the selected object of study. The characteristics of Brazil's economic formation, from the colony to the republic, and the influences observed in the domestic sphere and, in particular, in the management of public funds in the country, as a result of the metamorphoses that occurred in the process of accumulation of the capitalist mode of production in Brazil and in the world, were decisive for this. As a theoretical reference, the research was based above all on the contributions of Karl Marx and Marxist authors. In this way, understanding the state as an instrument for the reproduction of capital, but considering the dispute over the decision-making guidelines inherent to its existence and mode of action, the research highlighted the educational struggles and achievements that developed before and since 1988 in the field of education funding, pointing out its limits, given the submission of public spending shortly afterwards to the financial dominance of capital accumulation.In its conclusions, the research confirms the thesis of the submission and limitation of the Ministry of Education's actions to macroeconomic guidelines under the direction of the Ministry of Finance, which sponsors tax, monetary, exchange rate and fiscal policies alone or together with the Central Bank, affecting the collection of public funds, the formation and expansion of the public debt stock, allied to the interests of capital accumulation, especially fictitious capital, with harmful political, legal and financial consequences imposed on democracy, public spending and the adequate financing of public education in the country.In our final remarks, we suggest strategies and objectives for the training of education professionals and new research in this field, as well as for the actions of social movements in public education to overcome the current anti-capitalist macroeconomic order.pt_BR
dc.description.abstractxEl objeto de este estudio fue investigar las relaciones establecidas entre el Ministerio de Hacienda y el Ministerio de Educación entre 1988 y 2023, a partir de las normas constitucionales relativas a la financiación de la enseñanza pública y las deliberaciones del gobierno federal en el ámbito macroeconómico, sus relaciones con la acumulación de capital y los impactos de este proceso de financiación en la elaboración y ejecución del presupuesto federal. Por medio de un análisis cualitativo de documentos económicos y jurídicos, destacamos enmiendas constitucionales, leyes infraconstitucionales, planes y programas, informes de ejecución presupuestaria y datos cuantitativos relativos a las decisiones macroeconómicas durante el período investigado. La investigación se orientó por una concepción materialista e histórico-dialéctica de la sociedad, que resultó ser la más adecuada para el objeto de estudio seleccionado. Para ello, fueron determinantes las características de la formación económica de Brasil, de la colonia a la república, y las influencias observadas en el ámbito interno y, en particular, en la gestión de los fondos públicos en el país, como resultado de las metamorfosis ocurridas en el proceso de acumulación del modo de producción capitalista en Brasil y en el mundo. Como referencia teórica, la investigación se basó sobre todo en las contribuciones de Karl Marx y de autores marxistas. Entendiendo al Estado como instrumento de reproducción del capital, pero considerando la disputa por las directrices decisorias inherentes a su existencia y modo de actuación, la investigación destacó las luchas y conquistas educacionales que se desarrollaron antes y desde 1988 en el campo del financiamiento de la educación, señalando sus límites, dada la sumisión del gasto público poco después al dominio financiero de la acumulación de capital. En sus conclusiones, la investigación confirma la tesis de la sumisión y limitación de las acciones del Ministerio de Educación a las directrices macroeconómicas bajo la dirección del Ministerio de Hacienda, que patrocina las políticas tributaria, monetaria, cambiaria y fiscal solo o junto con el Banco Central, afectando la recaudación de fondos públicos, la formación y expansión del stock de deuda pública, aliada a los intereses de la acumulación de capital, especialmente del capital ficticio, con nefastas consecuencias políticas, jurídicas y financieras impuestas a la democracia, al gasto público y al financiamiento adecuado de la educación pública en el país. En los comentarios finales, sugerimos estrategias y objetivos para la formación de profesionales de la educación y nuevas investigaciones en este campo, así como para las acciones de los movimientos sociales en la educación pública para superar el actual orden macroeconómico anticapitalista.pt_BR
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