Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57503

Compartilhe esta página

Título: A política de atenção à saúde do servidor público federal : o olhar dos servidores da Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE
Autor(es): OLIVEIRA, Perpétua do Socorro Almeida
Palavras-chave: Política de saúde; Saúde do servidor público federal; Políticas públicas
Data do documento: 19-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Perpétua do Socorro Almeida. A política de atenção à saúde do servidor público federal: o olhar dos servidores da Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta dissertação investiga a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS) na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Objetiva analisar o conhecimento e/ou lacunas no domínio dos conhecimentos dos servidores sobre a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Federal na perspectiva da criação de um ambiente de trabalho que seja não só seguro, mas também promova a saúde dos servidores. Pesquisa de abordagem qualitativa, com estudo documental e análise de questionário, elaborado com a ferramenta do Google Form, para coleta de dados sociodemográficos e informações sobre o conhecimento dos servidores em relação à PASS e às ações de saúde implementadas pelo Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS) da UAST. Os resultados indicam que, embora os servidores reconheçam a importância das ações de promoção da saúde, há lacunas significativas no conhecimento sobre a PASS. Os resultados da pesquisa apontam que: 1) Muitos servidores desconhecem as iniciativas e as campanhas informativas que devem ser mais abrangentes e contínuas. 2) A infraestrutura e os recursos humanos são insuficientes, o que compromete a eficácia das ações de saúde e segurança. 3) Necessidade de melhorar a comunicação e a divulgação das ações do NAPS, utilizando plataformas digitais para alcançar um maior número de servidores, o que pode possibilitar o estreitamento das relações internas e maior participação nas ações do PASS e nas atividades promovidas pelo NAPS. 4) Das ações, as mais identificadas e consideradas positivas são as que se referem as campanhas de conscientização sobre problemas de saúde relacionados à saúde mental e as de prevenção, como as do câncer de mama, e as de vacinação. 5) Também fora indicada a necessidade da participação dos gestores como incentivadores da promoção de um ambiente de trabalho saudável e seguro. Neste sentido, conclui-se que as ações de promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável são fundamentais para o bem-estar dos servidores e para a qualidade dos serviços prestados; entretanto, há desafios a serem enfrentados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57503
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Perpétua do Socorro Almeida Oliveira.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons