Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57495

Compartilhe esta página

Título: Significados de fração: um estudo com turmas do 7º ano do ensino fundamental
Autor(es): SANTOS, Mírian Júlia Tude de Almeida
Palavras-chave: Educação matemática; Frações; Significados de frações; Ensino fundamental.
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: TUDE, Mírian Júlia. Significados de fração: um estudo com turmas do 7º ano do ensino fundamental. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho apresenta resultados de um estudo realizado como trabalho final para conclusão do curso de licenciatura em Matemática, motivado pelas vivências da autora em uma escola pública estadual de Recife. O estudo teve como finalidade analisar a compreensão de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre três dos significados das frações: parte/todo, número e probabilidade. Há evidências de estudos que concluem que a efetiva aprendizagem do conceito de fração só ocorre quando há compreensão de seus diferentes significados e de suas representações. O processo de formação do conceito de fração pelos estudantes foi estudado por Terezinha Nunes e Peter Bryant, tendo como base a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Buscando atingir o objetivo da pesquisa, desenvolvemos uma atividade didático-pedagógica para ser realizada por duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam lacunas na compreensão dos três significados abordados. Eles responderam às questões relativas ao significado parte/todo apenas associando o numerador e o denominador das frações a partes pintadas e quantidade de partes totais de uma figura e demonstraram dificuldades nos itens relativos ao significado numérico das frações e ao de probabilidade. Esses resultados apontam a necessidade de se abordar os diferentes significados no ensino das frações ao longo do Ensino Fundamental, o que pode ser motivado por pesquisas para formação continuada dos professores, com foco em promover um processo de aprendizagem multifacetado do conceito de fração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57495
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mírian Júlia Tude de Almeida Santos.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons