Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57486

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Gilmar Bueno-
dc.contributor.authorFERREIRA, Juliana Vicente-
dc.contributor.authorSILVA, Edlane Alves da-
dc.contributor.authorSANTOS, Gilmar Bueno-
dc.date.accessioned2024-08-22T12:17:26Z-
dc.date.available2024-08-22T12:17:26Z-
dc.date.issued2022-01-15-
dc.date.submitted2024-01-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, Juliana Vicente; SILVA, Edlane Alves da; SANTOS, Gilmar Bueno. Linguagem, identidades e atuação de secretários executivos: uma abordagem discursiva de anúncios de emprego. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57486-
dc.description.abstractNeste artigo analisamos anúncios de emprego na área Secretarial no intuito de compreender a relação estabelecida entre construção de identidades e uso de estratégias linguísticas que engendram o perfil almejado pelas instituições. O corpus da pesquisa é formado por ofertas de emprego divulgadas, por meio do aplicativo WhatsApp, durante a pandemia de COVID-19. Utilizamos os pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo para interpretação de dados, e os estudos de Silva, Hall e Woodward (2018) serviram para abordarmos a relação entre identidade social e estratégias linguísticas. Os resultados demonstram que os anúncios apresentam estereótipos e também exigências de um perfil profissional que não condizem com a atuação profissional de um secretário executivo. Palavras-Chave: Linguagem; Identidade; Secretariado Executivo; Análise de Conteúdo; Anúncios de Emprego.pt_BR
dc.format.extent30ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectAnúncios de empregopt_BR
dc.titleLinguagem, identidades e atuação de secretários executivos: uma abordagem discursiva de anúncios de empregopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905185227519919pt_BR
dc.description.abstractxIn this article we analyze job advertisements in the Secretarial area in order to understand the relationship established between the construction of identities and the use of linguistic strategies that engender the profile desired by the institutions. The research corpus consists of job offers published through the Whatsapp application during the COVID-19 pandemic. We used the theoretical assumptions of Content Analysis to interpret data, and the studies by Silva, Hall and Woodward (2018) served to address the relationship between social identity and linguistic strategies. The results demonstrate that the advertisements present stereotypes and also demands of a professional profile that do not match the professional performance of an executive secretary. Keywords: Language; Identity; Executive Secretariat; Content Analysis; Job Advertisements.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons