Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57485

Compartilhe esta página

Título: Tempo de aleitamento materno e consumo de ultraprocessados por crianças de dois Centros Municipais de Educação Infantil
Autor(es): DIAS, Victória Regina de Lima
Palavras-chave: Aleitamento materno; pré-escolares; ultraprocessados
Data do documento: 7-Ago-2024
Citação: DIAS, Victória Regina de Lima. Tempo de aleitamento materno e consumo de ultraprocessados por crianças de dois Centros Municipais de Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O contexto atual do padrão alimentar infantil reflete o consumo elevado dos produtos ultraprocessados em substituição dos alimentos in natura e/ou minimamente processados, sendo um dos principais fatores que podem estar relacionados ao desmame precoce. Essa prática eleva o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis ainda na infância. O objetivo deste estudo foi avaliar o tempo de aleitamento materno e o consumo de produtos ultraprocessados por crianças de dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Recife/PE. Um estudo transversal foi realizado. As variáveis estudadas foram condições socioeconômicas e demográficas, tempo de aleitamento materno exclusivo e total, frequência no consumo de ultraprocessados e a idade de introdução de um desses produtos, sendo avaliadas por meio de um formulário aplicado com os responsáveis pelas crianças. A análise dos dados foi realizada e o teste de Wilcoxon foi utilizado para verificar a associação entre as variáveis, com um p<0,05 considerado estatisticamente significante. Participaram do estudo 35 responsáveis pelas crianças. 51,4% das crianças tiveram aleitamento materno exclusivo abaixo de quatro meses. Em relação ao consumo de ultraprocessados, 45,2% das crianças consumiram algum ultraprocessado com menos de 10 meses de idade e, foi observada uma elevada frequência semanal de consumo desses produtos, principalmente, iogurte e biscoito. Evidencia-se que todas as crianças consumiam algum ultraprocessado por semana. Não foi observada associação entre o consumo de ultraprocessados e o tempo de aleitamento materno, no entanto, o maior número de pessoas no domicílio esteve associado ao maior consumo desses produtos. Esses resultados demonstram a necessidade de investigações futuras sobre os fatores que refletem no desmame precoce e na oferta de ultraprocessados às crianças no ambiente familiar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57485
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Victória Regina de Lima Dias.pdf965,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons