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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57446
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Título : | Conhecimentos e práticas dos educadores sobre o desenvolvimento socioemocional infantil no contexto da creche |
Autor : | SOUZA, Gracielly Karine Tavares |
Palabras clave : | Desenvolvimento infantil; Habilidades socioemocionais; Interação social; Creche; Educador |
Fecha de publicación : | 19-jul-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SOUZA, Gracielly Karine Tavares. Conhecimentos e práticas dos educadores sobre o desenvolvimento socioemocional infantil no contexto da creche. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O desenvolvimento integral infantil envolve os domínios físicos, psíquicos, culturais, espirituais, sociais e emocionais. Ao considerar que a primeira infância é uma janela única para a promoção das habilidades socioemocionais, as práticas educacionais e os cuidados infantis desenvolvidos na creche, podem proporcionar influências negativas ou positivas a esse público. Este estudo objetivou compreender os conhecimentos e práticas dos educadores de creche em relação ao desenvolvimento socioemocional infantil. Trata-se de uma pesquisa descritiva interpretativa, com abordagem qualitativa, realizada em duas creches municipais da cidade de Recife – PE, no período de junho a setembro de 2023. A população foi composta por profissionais que desenvolviam atividades pedagógicas e de cuidados às crianças. A seleção dos participantes baseou-se na técnica de amostragem intencional. Para delimitação dos participantes foi utilizado o critério de saturação teórica, totalizando educadores, desses, 5 professoras, 16 auxiliares de desenvolvimento infantil e 4 estagiários. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de entrevista semiestruturada individual com roteiro previamente testado e a realização de observação não participativa. As entrevistas foram gravadas, transcritas e validadas pelos participantes e posteriormente submetida à técnica de Análise Temática de Braun e Clarke com auxílio do software NVivo®. A análise dos dados originou seis temas: representatividade social da creche; conhecimentos dos educadores sobre o desenvolvimento integral e socioemocional na primeira infância; atribuições e estratégias pedagógicas empregadas pelos educadores na creche; processos interativos entre o educador, criança, família e comunidade; contribuições, facilidades e desafios para promoção do desenvolvimento socioemocional infantil na creche e cuidados em saúde na creche. A maioria dos participantes demonstrou possuir conhecimentos empíricos acerca do desenvolvimento socioemocional infantil. Foi evidenciado que as práticas pedagógicas desenvolvidas objetivavam proporcionar interações e brincadeiras, apoiadas no cuidado, na educação e na afetividade. No entanto, observou-se a inexistência de atividades educacionais estimulantes para as crianças com transtornos globais do desenvolvimento, bem como uma dissociação entre o cuidar e educar. Os achados apontam para imprescindibilidade da implementação de políticas públicas municipais que visem a garantia sistemática da oferta de programas de formação inicial e permanente acerca do desenvolvimento socioemocional infantil para todos os educadores que atuam em creches, bem como assegurar investimentos voltados à reestruturação física e aos recursos humanos com a valorização profissional. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57446 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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