Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5743

Comparte esta pagina

Título : Estratégia de qualidade e desempenho empresarial : associação e contingenciadores
Autor : Cristina Pinheiro de Cerqueira, Ana
Palabras clave : Negócio; Desempenho empresarial
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Cristina Pinheiro de Cerqueira, Ana; Fernando Araújo de Moraes, Walter. Estratégia de qualidade e desempenho empresarial : associação e contingenciadores. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumen : As condições contemporâneas de negócio, com mudanças freqüentes nas relações empresariais, têm exigido um esforço incessante das empresas em aumentar sua competitividade. Uma cuidadosa formulação estratégica, como a do uso de estratégias de qualidade, com o intuito de procurar identificar as causas dos principais problemas e executar um adequado plano de ação, possibilita à empresa o alcance das metas e o aumento do seu desempenho. O objetivo desta dissertação é identificar as relações associativas significantes existentes entre as estratégias de qualidade e o desempenho empresarial, bem como a influência das variáveis contingenciadoras (estratégia genérica, tamanho da empresa, processo decisório e nível tecnológico) nas mencionadas associações. Para tanto, foi utilizada como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários, enviados via postal ao corpo diretivo das empresas industriais de Pernambuco, que possuíam um mínimo de 100 funcionários. Os dados coletados foram analisados através de técnicas estatísticas, como análise de confiabilidade (Alpha de Cronbach), estatísticas descritivas, análises fatorial, bivariada e de regressão linear múltipla. Neste estudo, ficou evidenciada a associação significante existente entre estratégias de qualidade e desempenho empresarial. Os resultados validam as idéias gerais que estratégias de qualidade têm uma relação significante e positiva com a maioria das dimensões do desempenho empresarial. Pôde-se constatar, ainda, que as variáveis contingenciadoras influenciam as associações existentes entre estratégias de qualidade e desempenho empresarial
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5743
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo7324_1.pdf173 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons