Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5743
Título: Estratégia de qualidade e desempenho empresarial : associação e contingenciadores
Autor(es): Cristina Pinheiro de Cerqueira, Ana
Palavras-chave: Negócio; Desempenho empresarial
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cristina Pinheiro de Cerqueira, Ana; Fernando Araújo de Moraes, Walter. Estratégia de qualidade e desempenho empresarial : associação e contingenciadores. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: As condições contemporâneas de negócio, com mudanças freqüentes nas relações empresariais, têm exigido um esforço incessante das empresas em aumentar sua competitividade. Uma cuidadosa formulação estratégica, como a do uso de estratégias de qualidade, com o intuito de procurar identificar as causas dos principais problemas e executar um adequado plano de ação, possibilita à empresa o alcance das metas e o aumento do seu desempenho. O objetivo desta dissertação é identificar as relações associativas significantes existentes entre as estratégias de qualidade e o desempenho empresarial, bem como a influência das variáveis contingenciadoras (estratégia genérica, tamanho da empresa, processo decisório e nível tecnológico) nas mencionadas associações. Para tanto, foi utilizada como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários, enviados via postal ao corpo diretivo das empresas industriais de Pernambuco, que possuíam um mínimo de 100 funcionários. Os dados coletados foram analisados através de técnicas estatísticas, como análise de confiabilidade (Alpha de Cronbach), estatísticas descritivas, análises fatorial, bivariada e de regressão linear múltipla. Neste estudo, ficou evidenciada a associação significante existente entre estratégias de qualidade e desempenho empresarial. Os resultados validam as idéias gerais que estratégias de qualidade têm uma relação significante e positiva com a maioria das dimensões do desempenho empresarial. Pôde-se constatar, ainda, que as variáveis contingenciadoras influenciam as associações existentes entre estratégias de qualidade e desempenho empresarial
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5743
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7324_1.pdf173 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.