Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57421

Compartilhe esta página

Título: Contexto de trabalho, absenteísmo e o risco da Síndrome de Burnout no setor administrativo de uma empresa pública da Paraíba
Autor(es): BARRETO, Tarciane Rosa de Vasconcelos Silva
Palavras-chave: Absenteísmo; Condições de Trabalho; Esgotamento Psicológico; Qualidade de Vida
Data do documento: 11-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARRETO, Tarciane Rosa de Vasconcelos Silva. Contexto de trabalho, absenteísmo e o risco da Síndrome de Burnout no setor administrativo de uma empresa pública da Paraíba. 2024. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Estudos anteriores apontam que o contexto de trabalho, com problemas no âmbito da ergonomia organizacional, pode levar à insatisfação do trabalhador e, provavelmente, ao aumento do índice de absenteísmo e possível risco à manifestação da Síndrome de Burnout. Em decorrência disso, os índices de rotatividade e de afastamentos por problemas de saúde se elevam, interferindo diretamente na produtividade, nos lucros e/ou no prejuízo financeiro. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o contexto de trabalho, o absenteísmo e o risco do surgimento da síndrome de burnout entre os trabalhadores da equipe de gestão de pessoas e infraestrutura da Empresa de Correios e Telégrafos da Paraíba, a fim de traçar estratégias para melhoria das condições de trabalho, focando na prevenção e promoção da saúde e consequentemente redução dos riscos de adoecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com o emprego de técnicas de coleta e análise de dados qualitativas e quantitativas. Na primeira etapa - coleta quantitativa, foram aplicados quatro questionários, a saber: 1) perfil sociodemográfico dos participantes; 2) Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT); 3) Escala de Absenteísmo Laboral (EFAL); 4) Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Na segunda fase - coleta qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, para aprofundamento dos problemas identificados na primeira fase. Os resultados encontrados a partir dos dados obtidas com a EACT foram níveis satisfatórios em relação às condições de trabalho, críticos em relação à organização do trabalho e relações socioprofissionais e a existência de um ambiente possivelmente prejudicial à saúde dos trabalhadores. Em relação ao absenteísmo laboral, o resultado que mais se destacou foi os fatores administrativos laborais, apresentando maior média. Em relação à possibilidade do risco da síndrome de burnout, foi observado um risco mínimo onde os itens analisados mais predominantes foram em relação à sensação de esgotamento ao final do dia. Espera-se que a pesquisa possa trazer benefícios no sentido de oferecer um espaço de reflexão e de oferta de opinião dos profissionais sobre o trabalho na ECT. Além disso, os dados gerados por esta pesquisa propõem a mudança dos aspectos negativos e a manutenção dos aspectos positivos do trabalho na ECT, para efetiva melhorias das condições de trabalho desses profissionais.
Descrição: BARRETO, Tarciane Rosa de Vasconcelos Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: VASCONCELOS, Tarciane.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57421
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tarciane Rosa de Vasconcelos Silva Barreto.pdf3,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons