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Título : Escape the corset : uma resistência ao consumo da K-beauty
Autor : BARBOSA, Camila da Silva
Palabras clave : Resistência do consumidor; Anticonsumo; Distinção
Fecha de publicación : 14-jun-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BARBOSA, Camila da Silva. Escape the corset: uma resistência ao consumo da K-beauty. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O Escape The Corset é um movimento ativista ciberfeminista que se contrapõe ao consumo da indústria de beleza sul-coreana, globalmente conhecida e solidificada pelo label da k-beauty. O movimento traz à tona um fenômeno global muito mais amplo que diz respeito a perpetuação histórica dos estereótipos subjugadores às mulheres dentro de uma sociedade global patriarcal, sexista e misógina, o qual é reverberado por práticas heteronormativas, excludentes e objetificantes. Por conseguinte, não é à toa que as Beauty Resisters adeptas ao movimento se valem de práticas radicais, como a quebra de maquiagens em massa e a raspagem dos cabelos em prol de reivindicarem pela aceitação de seus corpos tal como são, sem a necessidade de intervenções estéticas e cosméticas para serem respeitadas ou tidas como belas. Destarte, essas práticas anticonsumistas lhes possibilitam denotar o cerne de suas pautas, que são a quebra dos padrões normativos de beleza por intermédio da resistência ao consumo dos itens que ratificam essa posição social de subjugação. Portanto, suas práticas nos levam a acessar conceitos propostos por Foucault em sua teorização sobre a Arqueologia do Saber, ao passo que indicam regularidades, descontinuidades e ruptura históricas, as quais são suscitadas em seus discursos de resistência e empoderamento. Desse modo, por intermédio das representações corpóreas de suas adeptas, o movimento Escape The Corset promove uma resistência simbólica à violência e dominação masculinista veículadas pelas metanarrativas dominantes, se utilizando da distinção ético-subversiva na construção de sua agência individual e coletiva, ao passo que constroem suas identidades. Dito isto, o presente estudo atende ao seu objetivo em responder como o movimento Escape The Corset resiste à k-beauty. Para tal, se utilizou da pesquisa naturalista, via acesso aos dados produzidos pelas Beauty Resisters adeptas ao movimento. o Arquivo de pesquisa foi composto mediante coleta netnográfica em mídias sociais digitais, nas quais o objeto empírico estudado se faz presente. Tendo, assim, o Arquivo composto, foi utilizada a sistematização da Análise do Discurso Foucaultiana (ADF) para a interpretação dos dados. Por conseguinte, o presente estudo contribui para a expansão das compreensões na área do comportamento do consumidor vinculada à abordagem da Consumer Culture Theory (CCT) em uma ótica da resistência ao consumo por meio do movimento ativista anticonsumista vinculado às práticas simbólicas da consumidora feminista, promovendo uma discussão e contribuição prática interdisciplinar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57419
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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