Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57416

Compartilhe esta página

Título: Protocolos de terapia a laser de baixa intensidade para tratamento da artrite reumatoide : uma revisão de escopo
Autor(es): FERREIRA, Igor Gomes
Palavras-chave: Artrite reumatoide; Fisioterapia; Tratamento a laser; Fotobiomodulação
Data do documento: 1-Ago-2024
Citação: FERREIRA, Igor Gomes. Protocolos de terapia a laser de baixa intensidade para tratamento da artrite reumatoide : uma revisão de escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Contexto: A terapia a laser tem sido utilizada no manejo da artrite reumatoide, visando a redução de sintomas inflamatórios, contudo, são necessários estudos acerca da variabilidade de protocolos utilizados. Objetivo: Identificar e mapear na literatura os protocolos de terapia a laser de baixa intensidade utilizados para tratamento da artrite reumatoide. Métodos: Revisão de escopo que seguiu a metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs e lista de verificação PRISMA (ScR), com busca de artigos nas bases de dados Medline/PubMed, LILACS, Scopus, CINAHL (EBSCO), Web of Science e PEDro. O protocolo foi cadastrado no Open Science Framework. Incluiu estudos que utilizaram a terapia a laser em indivíduos (> 18 anos) com artrite reumatoide, sem restrição de idioma ou tempo de publicação. Resultados: De 1144 referências identificadas inicialmente, 18 estudos foram incluídos. O tipo de laser mais utilizado foi o laser arseneto de gálio-alumínio (66,6%), seguido do laser hélio-neônio (27,7%) e laser de neodímio (5,5%), o local de aplicação predominante foi articulações das mãos (50%). Quanto aos protocolos, registrou-se os seguintes parâmetros: comprimento de onda (632,5-1060nm), dose (0,16-20,1 J/cm²), intensidade (10mW-5650mW), tempo de aplicação (20 segundos - 5 minutos) e duração (2-19 vezes por 2-12 semanas). Conclusão: Os estudos apresentaram protocolos de terapia a laser de baixa intensidade muito heterogêneos para o tratamento da artrite reumatoide. O tipo de laser mais utilizado foi arseneto de gálio-alumínio, com predomínio de aplicação nas articulações das mãos. Houve grande variação nos parâmetros de dose e intensidade de aplicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57416
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Igor Gomes Ferreira.pdf504,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons