Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5741
Título: ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS CONSULTORIAS PATME/CIN SOBRE A PRODUTIVIDADE DAS MPE S
Autor(es): Ribeiro, Ana Regina Bezerra
Palavras-chave: Produtividade; Micro e Pequena Empresa; Consultoria
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Regina Bezerra Ribeiro, Ana; Dumke de Medeiros, Denise. ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS CONSULTORIAS PATME/CIN SOBRE A PRODUTIVIDADE DAS MPE S. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: As micro e pequenas empresas (MPE s) têm importância fundamental para o Brasil como geradora de emprego e renda. Estima -se que elas são responsáveis por 70% da força de trabalho e por 21% do PIB nacional. Apesar de sua participação no número de empreendimentos do mercado, as MPE s enfrentam problemas. Atuando em um ambiente competitivo e mutável, apresentam taxas elevadas de criação e mortalidade, devido a sua baixa capacidade produtiva, ausência de economia de escala e limitado poder de barganha. Desta forma a capacidade competitiva e a sobrevivência das organizações estão intimamente ligadas às suas capacidades de aprender e de inovar. Cientes da seriedade do tema, o SEBRAE e a FINEP criaram o PATME - Programa de Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas, para permitir que as MPE s acessem os conhecimentos existentes no País, por meio de consultorias, visando a elevação do seu patamar tecnológico. O presente trabalho analisa os impactos na produtividade percebidos pelas empresas que receberam consultorias PATME através do Centro de Inovações e Negócios - CIN, no período de janeiro de 1988 a abril de 2000, a fim de aperfeiçoar futuras consultorias prestadas pela entidade. Tem como proposta elaborar uma sistemática de realização das consultorias do CIN tipo PATME. Como resultado percebeu-se que, sob a ótica dos empresários e gerentes entrevistados, as consultorias PATME realizadas pelo CIN obtiveram bons resultados. Também foi realizada uma análise visando a conhecer que fatores têm mais impacto no resultado (grau de sucesso) de uma consultoria. A qualidade dos serviços prestados pelo consultor é o principal fator, seguido pela ênfase dada a capacitação e aceitação dos funcionários. Apresenta-se, por fim, uma proposta para sistematizar a consultoria realizada pelo CIN, tentando uniformizá-la possibilitando a medição da produtividade alcançada após algum tempo da realização do projeto de consultoria
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5741
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7323_1.pdf449,88 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.