Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57403

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Maria Ângela de Almeida-
dc.contributor.authorSOUZA, Arnaldo de-
dc.date.accessioned2024-08-16T11:54:00Z-
dc.date.available2024-08-16T11:54:00Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Arnaldo de. A contracorrente brasileira na reconfiguração global da gestão de serviços essenciais: o contexto da formulação do Programa Cidade Saneada na metrópole do Recife como evidência. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57403-
dc.description.abstractA tese tem como objeto o dilema da privatização ou estatização de serviços essenciais, elegendo entre esses os serviços hídrico-sanitários e adotando como objeto empírico o Programa Cidade Saneada (PCS), implantado mediante uma Parceria Público-Privada (PPP) na Região Metropolitana do Recife (RMR). Parte da constatação que, desde o final da década de 1970, diversos países ao redor do mundo têm adotado a privatização, assim como suas variações, como concessões e PPPs, como resposta às supostas deficiências na gestão pública, avançando inclusive sobre setores essenciais, consagrados pela natureza social das políticas públicas. Em seguida, apresenta que, em meio a críticas ao desempenho insatisfatório dos serviços sob gestão privada, a partir dos anos 2000 emergiu um movimento contundente, também de âmbito internacional, que contesta a gestão privada, e vem promovendo a reintegração de serviços e infraestruturas anteriormente privatizados às instâncias público-governamentais nacionais, regionais e locais, em diversas partes do mundo, movimento definido na tese como (re)estatização. Demonstra que à medida em que a (re)estatização ganha destaque, avança no cenário recente brasileiro uma maior inclinação à privatização da gestão de serviços hídrico-sanitários. A pesquisa que fundamenta esta tese buscou compreender o fenômeno da (re)estatização em seus próprios termos e contextualizar as razões que o tem promovido no caso brasileiro, conferindo foco à privatização da gestão do setor essencial de saneamento básico e analisando seus impactos específicos no cenário local da cidade do Recife por meio da análise do PCS. A tese elegeu como objetivo principal investigar quais mecanismos orientaram a formulação do Programa Cidade Saneada para a gestão privada, com foco na compreensão dos seus impactos sobre a cidade do Recife, especialmente os conflitos inerentes ao processo, a partir de uma análise aprofundada dos efeitos da privatização da gestão dos serviços de saneamento no ambiente urbano, que se destaca entre as mais desiguais no cenário nacional. O enfoque teórico-metodológico da pesquisa parte da concepção que a dinâmica que envolve a formulação e a implementação das políticas públicas é movida por conflitos de interesse e utiliza contribuições do modelo incremental de formulação de políticas públicas proposto por Charles Lindblom, que sugere que as políticas públicas são fortemente influenciadas pelo histórico de políticas anteriores. Para a análise dessas conexões, utiliza procedimentos operacionais inspirados no método de Process Tracing, aplicando-os sobre um conjunto de dados e informações qualitativas disponíveis sobre o caso local, extraídos a partir de fontes como documentos oficiais, da produção acadêmica local e do levantamento de dados e informações empíricos. Em seus resultados, o estudo apresenta evidências que desafiam as premissas da oferta privada de serviços públicos essenciais, concluindo que, em paralelo ao avanço nacional e local da privatização da gestão de serviços hídrico-sanitários, um conjunto de fatores tem sugerido que características relacionadas às (re)estatizações observadas na experiência internacional encontram profunda ressonância na cidade do Recife.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaneamento básicopt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subject(Re)estatizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectPrograma Cidade Saneadapt_BR
dc.titleA contracorrente brasileira na reconfiguração global da gestão de serviços essenciais : o contexto da formulação do Programa Cidade Saneada na metrópole do Recife como evidênciapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0458136043651534pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8276915082480930pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThe thesis focuses on the dilemma of privatization or nationalization of essential services, electing among them the water-sanitary services and adopting as an empirical object the Programa Cidade Saneada (PCS), implemented through a Public- Private Partnership (PPP) in the Metropolitan Region of Recife (RMR). It starts with the observation that since the late 1970s, various countries around the world have adopted privatization, as well as its variations such as concessions and PPPs, in response to alleged deficiencies in public management, even advancing into essential sectors, enshrined by the social nature of public policies. It then presents that amidst criticisms of the unsatisfactory performance of privately managed services, a strong international movement has emerged since the 2000s that challenges private management and has been promoting the reintegration of services and infrastructures previously privatized into national, regional, and local government instances worldwide, a movement defined in the thesis as (re)nationalization. It demonstrates that as (re)nationalization gains prominence, there is a growing inclination towards the privatization of water-sanitary services management in the recent Brazilian scenario. The research underlying this thesis sought to understand the phenomenon of (re)nationalization on its own terms and to contextualize the reasons that have promoted it in the Brazilian case, focusing on the privatization of the management of the essential sector of basic sanitation and analyzing its specific impacts on the local scenario of the city of Recife through the analysis of the PCS. The thesis aimed to investigate the mechanisms that guided the formulation of this Program for private management, as well as the impacts of its implementation, focusing on the conflicts arising from the privatization of sewage services and its effects on the universalization of sanitation in the city of Recife, which stands out as one of the most unequal in the national scenario. The theoretical-methodological approach of the research starts from the conception that the dynamics involving the formulation and implementation of public policies are driven by conflicts of interest and uses contributions from the incremental model of public policy formulation proposed by Charles Lindblom, which suggests that public policies are strongly influenced by the history of previous policies. For the analysis of these connections, it uses operational procedures inspired by the Process Tracing method, applying them to a set of qualitative data and information available on the local case, extracted from sources such as official documents, local academic production, and the collection of empirical data and information. In its results, the study presents evidence that challenges the premises of private provision of essential public services, concluding that, parallel to the national and local advance of the privatization of water-sanitary services management, a set of factors has suggested that characteristics related to (re)nationalizations observed in the international experience find deep resonance in the city of Recife.pt_BR
dc.description.abstractxLa tesis tiene como objeto el dilema de la privatización o estatización de servicios esenciales, eligiendo entre ellos los servicios hídrico-sanitarios y adoptando como objeto empírico el Programa Cidade Saneada (PCS), implementado mediante una Asociación Público-Privada (APP) en la Región Metropolitana de Recife (RMR). Parte de la constatación de que, desde finales de la década de 1970, varios países alrededor del mundo han adoptado la privatización, así como sus variaciones, como concesiones y APPs, como respuesta a las supuestas deficiencias en la gestión pública, avanzando incluso sobre sectores esenciales, consagrados por la naturaleza social de las políticas públicas. Luego, presenta que, en medio de críticas al desempeño insatisfactorio de los servicios bajo gestión privada, a partir de los años 2000 emergió un movimiento contundente, también de alcance internacional, que cuestiona la gestión privada y viene promoviendo la reintegración de servicios e infraestructuras anteriormente privatizadas a las instancias público-gubernamentales nacionales, regionales y locales, en diversas partes del mundo, movimiento definido en la tesis como (re)estatización. Demuestra que a medida que la (re)estatización gana protagonismo, avanza en el escenario reciente brasileño una mayor inclinación hacia la privatización de la gestión de servicios hídrico-sanitarios. La investigación que fundamenta esta tesis buscó comprender el fenómeno de la (re)estatización en sus propios términos y contextualizar las razones que lo han promovido en el caso brasileño, enfocándose en la privatización de la gestión del sector esencial de saneamiento básico y analizando sus impactos específicos en el escenario local de la ciudad de Recife mediante el análisis del PCS. La tesis eligió como objetivo principal investigar los mecanismos que orientaron la formulación de ese Programa para la gestión privada, así como los impactos de su implementación, adoptando como foco los conflictos que surgen de la privatización de los servicios de alcantarillado y sus efectos en la universalización del saneamiento en la ciudad de Recife, que se destaca como una de las más desiguales en el escenario nacional. El enfoque teórico- metodológico de la investigación parte de la concepción de que la dinámica que envuelve la formulación y la implementación de las políticas públicas es movida por conflictos de interés y utiliza contribuciones del modelo incremental de formulación de políticas públicas propuesto por Charles Lindblom, que sugiere que las políticas públicas están fuertemente influenciadas por el historial de políticas anteriores. Para el análisis de estas conexiones, utiliza procedimientos operativos inspirados en el método de Process Tracing, aplicándolos sobre un conjunto de datos e información cualitativa disponibles sobre el caso local, extraídos de fuentes como documentos oficiales, la producción académica local y el levantamiento de datos e información empíricos. En sus resultados, el estudio presenta evidencias que desafían las premisas de la oferta privada de servicios públicos esenciales, concluyendo que, en paralelo al avance nacional y local de la privatización de la gestión de servicios hídrico- sanitarios, un conjunto de factores ha sugerido que características relacionadas con las (re)estatizaciones observadas en la experiencia internacional encuentran profunda resonancia en la ciudad de Recife.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Arnaldo de Souza.pdf8,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons