Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57402

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos-
dc.contributor.authorMELO, Danilo Pontual de-
dc.date.accessioned2024-08-16T11:51:08Z-
dc.date.available2024-08-16T11:51:08Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationMELO, Danilo Pontual de. A educação financeira escolar proposta no Ensino Médio: um olhar para documentos curriculares, livros didáticos e professores, em uma perspectiva transversal às áreas do conhecimento. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57402-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca discutir o ensino da Educação Financeira (EF) a partir de uma perspectiva transversal às áreas do conhecimento no Ensino Médio. Assumimos o caráter crítico que a temática deve receber ao ser abordada no ambiente escolar, por meio de relações para além do domínio de técnicas e conceitos da Matemática Financeira, o que entendemos por Educação Financeira Escolar. Pautamo-nos teoricamente nas discussões de Sacristán acerca do currículo e as influências que esse recebe desde a sua concepção até a prática em sala de aula. O objetivo geral foi analisar o ensino da Educação Financeira Escolar no Ensino Médio, de forma transversal às áreas do conhecimento, a partir de documentos curriculares oficiais (currículo prescrito), livros didáticos (currículo apresentado) e planejamentos elaborados por professores (currículo moldado). Especificamente, objetivamos: 1) Identificar prescrições para o trabalho com a Educação Financeira Escolar relacionada às áreas do conhecimento no Ensino Médio em documentos curriculares oficiais. 2) Analisar se e como a Educação Financeira Escolar está presente em livros didáticos das áreas do conhecimento aprovados pré e pós BNCC para o Ensino Médio. 3) Investigar como professores das áreas do conhecimento no Ensino Médio propõem a abordagem da temática. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa está estruturada em três estudos. No primeiro, analisamos documentos curriculares nacionais e do estado de Pernambuco para identificar possibilidades de relações explícitas ou implícitas com a EF nas expectativas de aprendizagem, competências e habilidades para cada área. O segundo estudo corresponde ao mapeamento de atividades e situações de EF em coleções de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) nos anos de 2018 e 2021, edições pré e pós publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No terceiro estudo, realizamos entrevista semiestruturada com oito professores do Ensino Médio, dois de cada área do conhecimento, além de solicitar a construção de um plano de aula em que a EF seja abordada de maneira relacionada a conteúdos e/ou conhecimentos das respectivas áreas. Destacamos que, nos documentos curriculares (currículos prescritos) as relações com a EF acontecem de maneira implícita, o que exige do professor um olhar atento às possibilidades de relacionar a temática com sua área de atuação. No que diz respeito aos livros didáticos (currículo apresentado), evidenciamos o avanço qualitativo nas atividades da área de Matemática quando comparamos os materiais aprovados no período pré e pós BNCC. No entanto, os conhecimentos docentes em relação à temática ainda demonstram estar voltados para uma perspectiva utilitarista e mercadológica da EF enquanto ferramenta para administração das finanças pessoais. Quando acontece menção a uma postura mais crítica e reflexiva não parece ser intencional. Salientamos a necessidade de alinhamento entre o proposto nos documentos e livros didáticos e a prática em sala de aula por meio do desenvolvimento de políticas públicas de formação de professores das diferentes áreas para que a temática seja tratada realmente de maneira transversal na formação dos estudantes, visando a contribuir com a construção de uma consciência crítico-social também por meio da Educação Financeira Escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.titleA educação financeira escolar proposta no Ensino Médio : um olhar para documentos curriculares, livros didáticos e professores, em uma perspectiva transversal às áreas do conhecimentopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6820011450803149pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3021252548409195pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research has the purpose to discuss the teaching of Financial Education (FE) from a perspective through the areas of knowledge in High School. We assume the critical character that the topic should receive when approached in the school environment, through relationships that go beyond the mastery of techniques and concepts of Financial Mathematics, which we understand as School Financial Education. We are theoretically guided by Sacristán's discussions about the curriculum and the influences it receives from its conception to the practice in the classroom. The general objective was to analyze the teaching of School Financial Education in High School, transversally to the areas of knowledge, based on official curricular documents (prescribed curriculum), textbooks (presented curriculum) and plans prepared by teachers (shaped curriculum). Specifically, we aim to: 1) Identify prescriptions for working with School Financial Education related to the areas of knowledge in High School in official curricular documents. 2) To analyze whether and how Financial Education in Schools is present in textbooks in the areas of knowledge approved before and after the BNCC for High School. 3) To investigate how teachers in the areas of knowledge in High School propose the approach to the theme. As methodological procedures, the research is structured in three studies. In the first, we analyzed national and state curricular documents from Pernambuco to identify possibilities of explicit or implicit relationships with FE in the learning expectations, competencies, and skills for each area. The second study corresponds to the mapping of FE activities and situations in collections of textbooks approved by the National Book and Teaching Material Program (PNLD) in the years 2018 and 2021, pre and post publication editions of the National Common Curricular Base (BNCC). In the third study, we conducted semi-structured interviews with eight high school teachers, two from each area of knowledge, and asked them to create a lesson plan in which FE is addressed in a manner that is related to the content and/or knowledge of the respective areas. We emphasize that, in the curricular documents (prescribed curricula), the relationships with FE occur implicitly, which requires the teacher to pay close attention to the possibilities of relating the topic to their area of activity. With regard to textbooks (curriculum presented), we evidenced the qualitative advance in activities in the area of Mathematics when we compare the materials approved in the pre- and post-BNCC period. However, the teachers' knowledge regarding the topic still shows that it is focused on a utilitarian and market-oriented perspective of FE as a tool for managing personal finances. When there is mention of a more critical and reflective stance, it does not seem to be intentional. We emphasize the need for alignment between what is proposed in documents and textbooks and classroom practice through the development of public policies for training teachers in different areas so that the topic is truly addressed in a transversal manner in the training of students, aiming to contribute to the construction of a critical-social conscience also through School Financial Education.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Danilo Pontual de Melo.pdf3,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons