Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57381
Share on
Title: | Newton Elias de Santana entre o samba e o poder público : táticas de permanência e institucionalização do samba em PE (1970-1999) |
Authors: | SANTANA, Samuel Ferreira de |
Keywords: | História; Escolas de samba; Rebeldes do Samba (Escola de Samba); Santana, Newton Elias de |
Issue Date: | 26-Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SANTANA, Samuel Ferreira de. Newton Elias de Santana entre o samba e o poder público: táticas de permanência e institucionalização do samba em PE (1970-1999). 2022. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A presente dissertação tem como objetivo analisar os processos de resistência da cultura das escolas de samba em Pernambuco, durante o período de 1970 a 1999. A partir de uma perspectiva de história a contrapelo, busca-se lançar luz na narrativa dos sambistas pernambucanos para compreender suas táticas de “luta” nos dias de Carnaval, demarcadas por uma linha tênue entre: a defesa combativa de uma ideia de festa anti tradicional e a adesão dos traços tradicionais de forma política como meio de inserção e permanência. Para isso, evocamos a trajetória do sambista Newton Elias de Santana, importante articulador no processo de institucionalização do samba em Pernambuco e representante legal dos sambistas entre os anos de 1970-1999, o qual se insere na pesquisa como “linha de costura” que perfaz toda construção narrativa. Por meio de sua considerável participação na propagação do samba na região e transitar em diferentes espaços do fazer cultural da cidade, apresentamos o nosso personagem em três perspectivas: sambista, mediador e produtor cultural. Ao destacar e dialogar com suas redes de sociabilidades, conseguimos pontuar os lugares ocupados pelo mesmo e seus representados, bem como, seu poder de agenciar diplomaticamente no campo de disputas simbólicas em torno do universo tradicional do Carnaval no Recife. Para imersão na temática, mobilizamos um corpus documental constituído por periódicos, textos manuscritos, fotografías e relatos de memórias, obtidos em entrevistas, utilizando a metodologia da História Oral, os quais foram analisados sob a luz de teóricos da História Cultural. A leitura do aporte teórico possibilitou o entendimento de alguns conceitos que nos ajudaram a pensar os signos no entorno das táticas de permanência das agremiações de samba. A formação das redes de sociabilidades, as discussões erguidas pela classe de sambistas pernambucanos e as táticas empreendidas pelos mesmos através da figura do Newton Elias - em sua mediação entre sambistas e poder público para a idealização de entidades como: UNESPE e FESAPE, são algumas das temáticas que iremos abordar neste estudo sobre o protagonismo de um personagem negro, periférico e amante de uma forma de expressão negada, despotencializada e invisibilizada pelas autoridades instituídas e organizadoras do Carnaval de Pernambuco que representou e agenciou o samba da região de formas múltiplas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57381 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Samuel Ferreira de Santana.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License