Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57380

Share on

Title: Associação entre a temperatura cutânea superficial e alterações ultrassonográficas de membro superior em mulheres com linfedema secundário ao câncer de mama
Authors: OLIVEIRA, Laura Raynelle Patriota
Keywords: Linfedema; Câncer de mama; Ultrassonografia; Termografia
Issue Date: 5-Aug-2024
Citation: OLIVEIRA, Laura Raynelle Patriota. Associação entre temperatura cutânea superficial e alterações ultrassonográficas de membro superior em mulheres com linfedema secundário ao câncer de mama. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O linfedema é uma condição crônica complexa, caracterizada por desafios diagnósticos e alterações teciduais significativas. A termografia, que avalia as variações de temperatura da superfície cutânea, pode auxiliar no diagnóstico de linfedema, mas sua eficácia ainda não foi completamente estabelecida, assim como a ultrassonografia também auxilia no processo de análise tecidual. Este estudo visou correlacionar os resultados obtidos por termografia e ultrassonografia. Foi realizado um estudo transversal com um grupo de 43 mulheres, onde cada participante foi submetida a um termograma frontal obtido pela câmera Thermovision FLIR Sistems C5, onde foram avaliadas as temperaturas mínima, média e máxima dos pontos TA (antebraço) e TB (braço) pelo FLIR Tools. Esses pontos também foram examinados por ultrassonografia, com foco na presença de fibrose, infiltrado de gordura, espessamento da camada dermoepidérmica (DEC) e perda de diferenciação dessas camadas, a estatística foi realizada pelo software JASP. Os resultados da ultrassonografia demonstraram uma maior prevalência do espessamento de DEC tanto no braço (68,5%) quanto antebraço (57,9%) da amostra, a correlação entre as temperaturas e alterações cutâneas foi não significativa (p>0,05), com um efeito calculado pelo índice de Hedges pequenos (g<0,46) e relevância clínica calculada pelo Hodges-Lehmann limitada (<0,2). Conclui-se que os achados ultrassonográficos não se associaram a mudanças nas temperaturas cutâneas mensuradas no membro superior de mulheres com linfedema secundário ao câncer de mama.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57380
Appears in Collections:(TCC) - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC LAURA RAYNELLE PATRIOTA OLIVEIRA.pdf391,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons