Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57370

Compartilhe esta página

Título: A qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos da área de gestão de pessoas da Universidade Federal Rural de Pernambuco sob à ótica da Macroergonomia
Autor(es): LEAL, Isabela Maria Gonçalves
Palavras-chave: Ergonomia; Macroergonomia; Qualidade de vida no trabalho
Data do documento: 27-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LEAL, Isabela Maria Gonçalves. A qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos da área de gestão de pessoas da Universidade Federal Rural de Pernambuco sob à ótica da Macroergonomia. 2024. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Macroergonomia está relacionada com o aperfeiçoamento de sistemas e estruturas organizacionais e exerce influência direta e indireta na Qualidade de Vida no Trabalho dos colaboradores dentro do ambiente laboral.Sendo assim, a fim de contribuir com informações para elaboração e manutenção de um ambiente de trabalho salutar, esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: Qual a influência dos fatores de trabalho na Qualidade de Vida dos servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural de Pernambuco- PROGEPE/UFRPE? E adotou por objetivo analisar essa relação, a fim de propor ações e diretrizes para as políticas na organização do trabalho e a melhoria na qualidade de vida no trabalho desses servidores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adotou o método da Análise Macroergonômica do Trabalho - AMT, proposta por Guimarães (2010), para coleta dos dados, que foram, posteriormente, submetidos à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os fatores estruturantes de trabalho que envolvem as remunerações e benefícios, a qualidade dos equipamentos e materiais de trabalho, e o espaço físico são os que mais afetam a qualidade de vida no trabalho dos servidores da Progepe/UFRPE. Já os fatores das Relações Socioprofissionais de trabalho, e o elo trabalho- vida social, apresentaram uma influência positiva na satisfação destes trabalhadores. Espera- se que os dados, coletados e analisados, sirvam de base para o planejamento de ações que impactem positivamente no desempenho funcional, nas condições de trabalho dos servidores e, por extensão, no cumprimento do plano estratégico da instituição.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57370
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isabela Maria Gonçalves Leal.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons