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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57369
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Título: | Avaliação da implantação do método canguru em duas maternidades de referência e na atenção primária à saúde, no município de Recife, Pernambuco |
Autor(es): | CÂNDIDO, Joice Luiza Alves |
Palavras-chave: | Nascimento prematuro; Atenção primária à saúde; Método canguru; Avaliação em saúde; Avaliação de programas e projetos de saúde |
Data do documento: | 25-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CÂNDIDO, Joice Luiza Alves. Avaliação da implantação do método canguru em duas maternidades de referência e na atenção primária à saúde, no município de Recife, Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O Método Canguru é uma política nacional de saúde voltada para qualificação do cuidado ao recém-nascido pré-termo ou de baixo peso e sua família, no hospital e na atenção primária à saúde. O objetivo do estudo foi avaliar a implantação do Método Canguru em duas maternidades de referência e sua integração com a atenção primária em Recife. Estudo avaliativo, realizado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa), ambulatório de egresso do Método Canguru do Hospital Agamenon Magalhães (Hospital A) e Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Hospital B), e nas unidades de saúde da família do território das crianças residentes em Recife. Foram incluídos os responsáveis das crianças que estavam na 2a e 3a etapas do método, os profissionais de saúde de nível superior que prestaram atendimento e o gestor municipal de saúde da criança. Elaborou-se um modelo lógico do Método Canguru conforme a tríade de Donabedian distribuídos em três componentes: 2a etapa; Integração 2a etapa + 3a etapa e 3a etapa. A partir do modelo foi elaborado a matriz de indicadores e de julgamento, validadas pelo Método Delphi. Utilizou-se um questionário semiestruturado, para entrevistar 21 profissionais nas duas maternidades, 23 genitoras, 16 profissionais das Unidades Básicas de Saúde e a coordenação municipal de saúde da criança. Adicionalmente, realizou-se a observação de aspectos estruturais das unidades de saúde visitadas, a análise do prontuário e da caderneta da criança. O grau de implantação foi classificado como implantado (100 a 80%), parcialmente implantado (79 a 60%), incipiente (59 a 40%) e não implantado (menor ou igual a 39%) considerando os valores observados e os esperados. O grau de implantação foi comparado aos indicadores de resultado, com base no modelo lógico, estabelecendo-se relações de plausibilidade para a identificação de elementos que exerceram influência nos resultados produzidos. Os resultados foram divididos em duas categorias. Uma avaliação normativa comparando a 2a etapa do Método Canguru nas duas maternidades que identificou que a UCINCa estava parcialmente implantada em ambas as maternidades (79%), com a dimensão Estrutura implantada e a dimensão Processo parcialmente implantado em ambos os hospitais. A segunda categoria foi uma avaliação da implantação da 2a e 3a etapa do Método Canguru no Hospital B e na atenção primária que identificou grau de implantação de 68,7% (parcialmente implantado). A 2a etapa e a sua integração com a 3a apresentaram-se parcialmente implantadas (79,2% e 78%, respectivamente) e a 3a etapa, incipiente (58,4%); 100% das genitoras aderiram aos cuidados preconizados pelo Método Canguru e apresentaram vínculo fortalecido com seus bebês. Quanto a 3a etapa, 100% das crianças estavam em acompanhamento no egresso, mas apenas 38,8% na atenção primária. Foram capacitados 90% dos profissionais da maternidade, contra 35,7% entre os da atenção primária. O detalhamento da avaliação em dimensões de estrutura, processo e resultados possibilitou identificar vulnerabilidades do método. Destaca-se a importância de integrar e qualificar o cuidado do neonato prematuro após a alta hospitalar com a promoção de estratégias que articulem a 2a e 3a etapas, sobretudo com as equipes da atenção primária à saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57369 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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