Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57351

Compartilhe esta página

Título: Comportamento da variabilidade da freqüência cardíaca, pressão arterial e saturação periférica de oxigênio em pacientes pós covid : estudo transversal
Autor(es): MARQUES, Ana Isabel Caetano dos Santos
Palavras-chave: saturação de oxigênio; COVID 19; desautonomia; sistema nervoso autônomo
Data do documento: 1-Ago-2024
Citação: MARQUES, Ana Isabel Caetano dos Santos Marques. Comportamento da variabilidade da freqüência cardíaca, pressão arterial e saturação periférica de oxigênio em pacientes pós covid : estudo transversal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Covid-19 é uma doença sistêmica que afeta principalmente o sistema cardiorrespiratório, ocasionando em alterações da saturação periférica de oxigênio (SpO2), pressão arterial (PA) e danos ao miocárdio. O objetivo do estudo foi avaliar o comportamento da variabilidade da frequência cardíaca (VFC), PA e SpO2 em indivíduos que tiveram a Covid-19. Tratou-se de um estudo transversal, onde foram incluídos indivíduos de ambos os sexos, com faixa etária entre 30 a 70 anos, e que tiveram a forma moderada a grave da Covid-19. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética institucional (parecer n° 5.932.493) e os indivíduos assinaram o termo para participação no estudo. Os indivíduos tiveram avaliados dados referentes história clínica da doença, peso, altura e calculado o índice de massa corporal, PA, frequência cardíaca, SpO2 e a VFC por meio do Holter de 24h, além da presença de comorbidades. Participaram do estudo 24 indivíduos. Hipertensão arterial, diabetes mellitus, DPOC e cardiopatias foram as comorbidades mais frequentes. A prevalência de desautonomia foi de 75% dos pacientes avaliados, sendo mais frequente no sexo feminino. Não foram observadas alterações na PA e SpO2. A prevalência de disautonomia foi elevada entre os indivíduos avaliados, sendo mais frequente entre as mulheres. A hipertensão arterial, o sedentarismo e o elevado IMC foram presentes na amostra avaliada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57351
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel TCC.pdf372,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons