Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5735
Título: Análise de riscos de incêndio em espaços urbanos revitalizados: uma abordagem no Bairro do Recife
Autor(es): ALMEIDA JÚNIOR, Isaac
Palavras-chave: Espaço Revitalizado; Incêndio; Risco; Gerenciamento
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Almeida Júnior, Isaac; Cavalcanti de Lemos Duarte, Dayse. Análise de riscos de incêndio em espaços urbanos revitalizados: uma abordagem no Bairro do Recife. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Este trabalho Análise de Riscos de Incêndio em Espaços Urbanos Revitalizados Uma Abordagem no Bairro do Recife apresenta, dentro dos objetivos a que se propõe uma dissertação de mestrado na modalidade profissionalizante, uma abordagem para o problema do gerenciamento dos riscos de incêndios em espaços urbanos. Desse modo, a importância precípua deste trabalho consiste na utilização e difusão no ambiente empresarial de um estudo que possa dar suporte à aplicação da análise de riscos de incêndios para espaços urbanos revitalizados, além de estimular contribuições futuras oriundas dos diversos segmentos envolvidos com a problemática específica abordada. O grande desafio a que se propõe este trabalho é dar início a uma nova maneira de se pensar sobre os riscos de incêndios que envolvem os espaços urbanos das cidades revitalizadas do País, mostrando que se nada for feito nesse sentido, haverá comprometimento dos investimentos feitos, tanto do poder público quanto da iniciativa privada. Para isso, lançou-se mão de dois artifícios: uma análise crítica à Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade do Recife, restringindo-se as APGI S Atividades Potencialmente Geradoras de Incômodo à Vizinhança, e um estudo de caso desenvolvido no âmbito do Bairro do Recife Antigo, onde se escolheu um prédio restaurado e tombado para analisar causas e conseqüências dos riscos de incêndio inerentes ao prédio e à circunvizinhança
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5735
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7320_1.pdf3,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.